Pular para o conteúdo

GUAÍRA CONTINUA NA FASE AMARELA DA RETOMADA CONSCIENTE DA QUARENTENA

Região de Barretos, em que Guaíra esta inserida,  permanece na fase amarela do Plano São Paulo de enfrentamento ao Covid. O Governo do Estado atualizou, em coletiva, às 12h, da sexta-feira, dia 4, os indicadores que compõe o plano. O governo também prorrogou a quarentena pela décima vez e o estado segue sob restrições até o dia 19 de setembro.

O Estado permanece sem nenhuma região na fase vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização econômica.

FASE AMARELA É PERMITIDO COMÉRCIO

O comércio, poderá realizar atendimento presencial, sem prejuízo da retirada do balcão, drive thru ou delivey, com atendimento das 10h às 18h. Capacidade máxima será de 40 % na área de circulação, 8h diárias de atendimento, adoção de dos protocolos de higiene, distanciamento, uso obrigatório de máscara e disponibilidade de álcool em gel na entrada dos estabelecimentos. Proibição de entrada e permanência de crianças de até 12 anos.

Mesmas regras que se aplicam ao setor de serviços.

BARES, RESTAURANTES E SIMILARES

Capacidade máxima será de 40 % na área de circulação. Consumo no local até às 22h. Limite máximo de 4 pessoas por mesa , com distanciamento de no mínimo de 1,5 m entre as mesas. Disponibilidade de álcool em gel todas as mesas. Proibição de entrada e permanência de crianças até 12 anos. Adoção dos protocolos de higiene e distanciamento. Deverá ter disponível aos clientes sabonete líquido e papel toalha nos banheiros de forma contínua e ininterrupta. Disponibilização de talheres acondicionados em invólucros por kit e bebidas servidas em copos descartáveis.

Fixação de informe, de preferência nas mesas e locais de fácil visão, de todos as obrigações a serem cumpridas, nos termos deste decreto, com declaração prestada/assinada/entregue junto ao Setor de Posturas e Disponibilização de Luvas descartáveis para manuseio em locais com sistema de autos-erviço (self services).

ESTÉTICA E BELEZA

Os salões e barbearias deverá ter capacidade máxima de 40% da área de circulação, com 8 horas diárias de atendimento. Proibição de entrada e permanência de crianças de até 12 anos. Adoção dos protocolos de higiene e distanciamento. Uso obrigatório de máscaras e fica autorizado à prestação de serviços diretamente no domicílio do cliente.

ACADEMIAS

O funcionamento de academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginásticas, não poderá ultrapassar o total de 40% do espaço do local. Deverá ter a adoção das medidas de segurança e prevenção de contágio e utilização de álcool em gel 70%, para higienização dos prestadores de serviços e alunos, além da utilização de álcool 70%, para higienização dos equipamentos e dependências dos locais. Uso obrigatório de máscaras pelos personal trainers e alunos e limitação do horário de funcionamento das 6h às 21h.

AÇÃO CONTRA AGLOMERAÇÃO

O foco da força tarefa será o fim de semana prolongado (7 de setembro) atuando em usuais pontos de encontro da vida noturna e toda a cidade com o objetivo  de dissipar aglomerações para evitar disseminação da Covid-19.

A operação envolve o Demutran – Departamento Municipal de Trânsito,  Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Vigilância em Saúde, Departamento de Posturas, Diretoria de Justiça e Diretoria de Desenvolvimento Econômico.

Será fiscalização para conter a propagação do COVID-19 será intensificada e atuará em diversas frentes, com as instituições desempenhando cada qual suas atribuições para fazer cumprir o regramento da flexibilização do isolamento social.

Como houve aglomerações no final de semana passado, o estacionamento da Casa de Cultura “Professor João Augusto de Mello”, usual ponto de encontro da juventude, será interditado e homens da GCM farão a guarda do local  para garantir que o espaço não seja ocupado.

A 4ª Cia da PM de Guaíra vai reforça as rondas executando intervenções pertinentes a sua função, com mais fiscalização em veículos e principalmente quanto ao uso de som automotivo, um dos principais atrativos para as confraternizações, que geram aglomerações.

Deve haver maior quantidade de viaturas e motos nas ruas, tanto pela  Polícia Militar quanto pela Guarda Civil Municipal, podendo os veículos serem  enquadrados na lei do “Pancadão” , com  multas no valor de R$ 5 mil.

A  fiscalização pelo Departamento de Posturas e Vigilância Sanitária, nos estabelecimentos comerciais do tipo bares noturnos e similares terá prosseguimento, sendo exigido o encerramento do consumo no local às 22h e cumprimento das normas de segurança em saúde.

Casas de Festas e locais de eventos seguem impedidos de exercer suas atividades, de acordo com o Plano São Paulo do governo de Estado, e em caso de descumprimento poderão ser autuados também pela GCM e PM.

Desde o início da pandemia foram lavradas 39 multas por descumprimento dos decretos de quarentena da COVID-19 em Guaíra.

As autoridades locais clamam pela consciência da população, que frequentem os estabelecimentos, que são permitidos nesta fase da flexibilização, mas que mantenham o distanciamento social e adotem todas as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde para evitar que o vírus avance de forma descontrolada.

Para denunciar irregularidades o cidadão pode ligar 199, 3331.2273 ou 99978.4333 na GCM ou 190 da Polícia Militar.