Pular para o conteúdo

Confira sete dicas para ajudar pais e crianças com as aulas online

O ano letivo se aproxima do fim nas escolas particulares, enquanto nas públicas ele ainda está no começo.

Em todos os casos, pais e alunos enfrentam dificuldades diárias com aulas à distância e deveres de casa.

Pais e mães, além de trabalhar, precisam assumir o papel de professores e ajudar as crianças no aprendizado, o que tem sido um desafio para diversas pessoas.

Para tornar essa missão um pouco mais leve e ajudar pais e crianças com as teleaulas, a coordenadora pedagógica do Colégio Objetivo DF, Sueli Oliveira, separou algumas dicas.

1. Carinho e paciência

“Um das dicas mais importantes, principalmente devido ao período de isolamento, é: seja paciente e carinhoso. Os pais precisam entender que esse tempo é precioso e passar essa sensação para as crianças. É uma atividade que não pode ser feita em qualquer lugar, e nem de qualquer jeito.”

2. Prepare o ambiente

Ainda não arrumou um lugar específico para a criança assistir às aulas? Faça isso. “Separar um lugar apropriado e arejado, longe de distrações, é muito importante. Isso vai favorecer a concentração da criança na atividade domiciliar.”

3. O poder do hábito

Charles Duhigg escreveu um livro inteiro para falar sobre a importância de criar hábitos, e ele estava certo. Uma das dicas de Sueli é criar uma rotina para as crianças, tanto para assistir aulas online, quanto para fazer tarefas.

4. Aproveite a tecnologia

“Outra dica importante é usar as ferramentas que as crianças estão usando nas aulas virtuais. Elas dominam tão bem computadores, IPads, celulares, e tudo isso pode favorecer na execução da atividade, além de estimular e aguçar a curiosidade.”

5. Cada um no seu quadrado

Um ponto que todos precisam saber é qual o papel dos pais e qual o papel dos filhos. Os pais devem orientar e as crianças é que precisam fazer. “Orientem, não façam por eles.”

6. Quem faz mal feito, faz duas vezes
Estando em casa, as crianças sabem que a diversão está muito mais próxima deles. Sem contar as vezes que bate aquela preguiça. Em todos os casos, o segredo é ter atenção e observar se as tarefas estão bem feitas.

“Às vezes elas querem fazer tudo rápido e deixam o capricho de lado. É importante verificar se elas fizeram tudo bem feito e reforçar a responsabilidade delas sobre aquilo.”

7. Aproveita, porque passa

“Participar da vida escolar do filho é um privilégio.” Os pais precisam aproveitar o tempo ao lado das crianças e a possibilidade de ajudá-las nesse momento. Também é preciso ter em mente que as tarefas domiciliares aprimoram e facilitam o aprendizado.