Estudantes de Ribeirão Preto criam livros para deficientes visuais e auditivos

Obras serão lançadas no final de setembro em um site criado por alunos do Ensino Fundamental
Obras serão lançadas no final de setembro em um site criado por alunos do Ensino Fundamental

Por meio do Projeto Rede de Leitura, estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), estão produzindo e compartilhando histórias, com o objetivo de levar cultura e lazer de forma acessível a toda comunidade. O intuito é colaborar com a produção de leitura de qualidade para todos.

Os livros são criados pelos próprios estudantes e abordam o tema geral “O futuro que queremos” por meio dos gêneros comédia, suspense e mistério. O público-alvo são deficientes visuais e crianças que ainda estão na fase de alfabetização.

As obras serão disponibilizadas de forma escrita, com audiodescrição e está sendo viabilizada uma intérprete de Libras para fazer a leitura junto com a criança.

A turma se dividiu em grupos para produzir os textos, fazer as ilustrações, a sonorização, a narração com a ajuda da professora de teatro e a edição de todo o material, que deve ficar pronto até o final de setembro e será lançado em um site, que está sendo criado por estudantes do 5º ano.

O Mistério do Gnomo, Caio e seu Sonho do Futuro, O Mistério das Pirâmides do Egito, Os Mistérios dos Marcianos, Um Sonho Possível, Ane e o Mistério do Relógio, O Mistério da Máquina do Tempo, O Mistério do Lago Negro são alguns títulos produzidos.

As obras “misteriosas” são crônicas, temas do cotidiano com caráter de crítica, como, por exemplo, aquecimento global.

Caio e seu Sonho do Futuro e Um Sonho Possível trazem histórias diferentes de personagens que se preocupam com o futuro e tentam, de alguma forma, fazer algo para preservar o meio ambiente.

“É um projeto muito bacana, as crianças estão envolvidas e desenvolvem a empatia e o olhar cuidadoso com o outro”, conta a professora da turma, Rafaela Teixeira.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Publicidade:
Anterior Ministério da Economia abre 350 vagas na área de TI
Próxima Ana Maria Braga ensina 5 receitas do doce mais querido do Brasil