Pular para o conteúdo

Como adaptar os treinos para além da academia?

Com a correria do dia-a-dia, os exercícios físicos podem acabar ficando de lado. A administração do tempo, junto com a disposição do corpo ao longo do dia influenciam diretamente na prática das atividades.

 

As atividades físicas são importantes para saúde pois ajudam o corpo a evitar doenças, principalmente as cardiovasculares.

 

Muitas vezes, as pessoas pensam que só terão resultado promissor caso frequentarem uma academia, pois lá existem todos os recursos para cada objetivo.

 

Por isso, é importante tirar alguns minutos do seu dia para praticar exercícios e poder adaptá-los para o que você deseja, seja perder, ganhar massa muscular, emagrecer ou manter a fisionomia.

 

É importante também ter em mente que, todos podem fazer exercícios físicos, o que vai diferenciar é a intensidade e quais exercícios podem ser feitos.

 

O recomendado é que as atividades físicas sejam presentes na vida das pessoas desde a infância.

 

Quando se está na terceira idade, os exercícios se tornam pertinentes também, pois é a idade em que ficamos mais sensíveis à doenças e o sedentarismo.

 

Mas também não é interessante praticar apenas um dia e ficar outros três sem treinar. É muito mais relevante tirar um tempinho para fazer uma caminhada de 2km por dia do que andar muito em apenas um dia.

 

Uma rotina de atividades físicas é fundamental para nossa evolução e condicionamento corporal. Antes de começar a praticar as atividades, é necessário entender o que realmente o seu corpo precisa.

 

É aconselhável fazer uma consulta ao médico para entender seus limites e qual a intensidade e quais exercícios você pode colocar na sua rotina.

 

Se você apresenta alguma doença crônica, asma ou dores no corpo, é necessário redobrar o cuidado para que os exercícios não sejam intensos demais e ultrapassem os limites do seu corpo. Não é interessante exagerar.

 

Mesmo que sua disposição aumente, é importante respeitar seu corpo. Resultados demandam tempo e paciência. Não vá além do que você pode.

 

É necessário uma regularidade considerável para aparecer os resultados, por isso não se pode querer que seu corpo mude em apenas uma semana.

 

Com a pandemia do Covid-19, o acesso às academias ficaram muito mais restritos, e muitas pessoas não souberam como adaptar seus treinos em casa, por falta dos equipamentos.

Como adaptar os treinos da academia em casa?

O interessante é colocar 30 minutos do seu dia voltados somente para exercícios. Pode ser antes de sair para o trabalho ou faculdade, ou também depois de chegar em casa. Escolha o horário mais adequado conforme você se sentir melhor.

 

Você não precisa se matricular numa academia para conseguir praticar, existem diversas atividades que podem ser feitas com objetos de casa mesmo.

 

Alongamento, agachamento, flexões e prancha são alguns exercícios que podem ser feitos sem nenhum outro utensílio. Mas é necessário prestar atenção nas posturas de cada atividade, para evitar lesões e dores.

 

Respeite os limites do seu corpo.

É necessário acessórios para treinar em casa?

Algumas pessoas podem achar que somente em academia temos acesso aos acessórios que ajudam nos treinos.

 

Porém, em diversas lojas voltadas ao esporte, é possível achar alguns desses acessórios e por um preço justo.

 

Trouxemos algumas opções de acessórios que você pode adaptar no seu treinamento em casa.

Halteres

Os halteres são os mais buscados para ajudar na musculação. É interessante procurar adquirir halteres de 3kg a 5kg, por sua versatilidade.

Cordas

As cordas também são ótimas opções para sessões de treinamentos aeróbicos. Além de ser um acessório simples, ele é de fácil acesso em diversas lojas.

Colchonete

Os colchões de yoga ou tapete, são ótimos para atividades que exijam seu contato com o chão.

 

Os tapetes são recomendáveis em exercícios como flexões, abdominais e exercícios para lombar e glúteos.

 

Os tapetes ajudam a evitar dores e auxiliam no conforto na hora de treinar.

Caneleiras

As caneleiras são especiais para treinos de membros inferiores. Também são de fácil acesso em lojas especializadas em esportes e treinos.

 

O peso indicado para quem não está acostumado ainda à rotina de treinos, é de 2kg em cada perna.

Móveis como acessórios

Muitas pessoas não tem muito interesse em gastar dinheiro comprando certos utensílios para treinar em casa.

 

Porém, os próprios móveis podem servir de apoio para o treino, como cadeiras, almofadas e até garrafas cheias de água.

 

Esses objetos além de facilitar o acesso à treinos, como também formam um incentivo de que não é preciso gastar dinheiro para adicionar atividades físicas no seu dia-a-dia.

Como começar a treinar em casa?

Primeiramente é necessário entender o que o seu corpo precisa e quais são as limitações. Como já explicado acima, não é interessante começar um treino apenas por começar e nem ultrapassar limites.

 

Fisicamente é bom se manter hidratado primeiramente, sempre mantendo a água perto de você.

 

Quando se trata do nosso psicológico, é bom ter em mente que isso é para o seu bem estar e sua saúde. Paciência é a palavra chave para começar qualquer tipo de rotina de exercícios físicos.

 

Infelizmente, os treinos demandam tempo para deixar os resultados à mostra, então não se cobre tanto para mostrar algum resultado com apenas uma semana de atividades físicas.

E a alimentação?

A alimentação influencia diretamente no desempenho do treino. Não adianta também treinar por tanto tempo se sua alimentação não acompanha seu esforço. Busque ter uma alimentação saudável e sem muitas comidas gordurosas.

 

O descanso também é outro fator importante no seu treino. O corpo precisa de uma pausa durante a semana para restabelecer suas energias e manter o equilíbrio do ganho ou perda de massa muscular.

Quais roupas usar em treinos em casa?

Para investir numa moda fitness não precisa de muito. Deve-se priorizar roupas confortáveis e de material próprio para atividades físicas.

 

Se vestir de forma adequada está longe de ser apenas estética. É necessário usar roupas que te deixem confortáveis e não limite seus movimentos.

 

Aposte em tops, shorts, legging, camisetas, calças e tênis que tragam praticidade na hora de se exercitar.