Ensinar criança a cozinhar pode ajudar no gosto por uma alimentação saudável

Fazer os filhos terem uma dieta variada e balanceada é dilema de quase 90% dos pais, segundo levantamento feito em todas a regiões brasileiras

Quase nove em cada dez pais brasileiros relatam entraves para fazer os filhos terem uma dieta variada e balanceada, segundo um levantamento feito por uma renomada revista brasileira especializada em saúde.

O levantamento divulgado em julho deste ano foi feito com mais de mil famílias em todas a regiões do País apontou como principal problema, alegado por 61% dos entrevistados, a rejeição dos filhos em experimentar novos alimentos.

Para ajudar na solução desse dilema comum a milhares de pais e mães a dica da chef e professora de culinária Adriana Gomes é algo que muitos adultos temem em fazer: levar as crianças para a cozinha. Mas segundo a chef, desde que tudo seja feito de forma segura, respeitando as limitações naturais de cada idade e o acompanhamento cuidadoso dos pais, cozinhar pode se tornar uma atividade lúdica que irá reforçar a ligação da criança com o alimento.

“Você não precisa fazer isso todo dia, obviamente, mas separe ao menos um dia na semana para levar seu filho ou filhos para cozinha. Ao se envolver com o preparo da comida, mesmo que seja uma ajuda simples, a criança irá se comprometer e ter mais curiosidade com o alimento”, explica a chef de cozinha, que à convite da Marajoara Laticínios, irá assinar três receitas práticas que podem ser feitas por crianças com a ajuda dos pais.

As receitas estarão disponíveis nas redes sociais e no portal da marca na internet, a partir do próximo 12 de outubro, Dia da Criança.

Outra dica dada pela chef é o uso de receitas que levam leite, que é um alimento que está muito presente na dieta das crianças, principalmente nos primeiros anos de vida, seja na mamadeira, no achocolatado ou no iogurte.

“Uma das receitas que iremos ensinar é o Geladinho de Chocolate Trufado, que é super adequado às crianças, desde que observada suas tolerâncias. É simples, nutritivo, refrescante e vai super bem o ano todo. O seu preparo leva leite, creme de leite e leite condensado”, afirma a chef.

Confira a seguir a receita sugerida pela chef Adriana Gomes para criançada fazer com os pais em casa.

 

Geladinho Trufado

Ingredientes

– 1 cx. de leite condensado;
– 1 cx. de creme de leite (200gr);
– 1 1/2 xícara de leite integral;
– 1 colher de sopa de Liga Neutra
– 200 gr. de chocolate tipo cobertura derretido
– saquinhos para embalar com  6 cm largura

Modo de preparo

Derreta o chocolate no microondas e coloque 3 colheres em cada saquinho, espalhe até a metade da altura do saquinho e reserve. Para o creme coloque todos os ingredientes no liquidificador ou use um mixer para bater bem por 2 minutos. Preencha os saquinhos, feche dando um nó e leve para o freezer, onde deverá ficar por no mínimo 6 horas. Depois é só aproveitar com a criançada.

Publicidade:
Anterior 5 dicas para não cair no golpe do falso leilão
Próxima PIX vai mudar as relações de consumo