Pular para o conteúdo

Vai voltar a treinar? Confira como se proteger do coronavírus na academia

De olho no verão e cansadas do sedentarismo depois de sete meses paradas em casa, muitas pessoas estão retomando aos poucos a prática de atividade física. E para não errar nessa retomada, a dica é simples: aposte em um treino de readaptação, de preferência supervisionado, sempre atento a todos os cuidados sanitários preventivos, como uso de máscara, álcool e toalha e garrafa de água individual, já que a pandemia não acabou.

Em Santa Catarina, as academias tiveram que se reinventar e adotar uma série de protocolos para poder retomar as suas atividades da maneira mais segura. Na rede Smart Fit,  pioneira na adoção das medidas sanitárias, por exemplo, além do  uso obrigatório da máscara, da higienização com álcool em gel 70% e do distanciamento de no mínimo 1,5 metros por pessoa, as academias também intensificaram  a rotina de limpeza dos equipamentos e a sanitização do espaço, que antes era feita uma vez por dia e agora são no mínimo três.

E não parou por aí, as unidades comandadas por Leo Yamada, proprietário da Fit Sul, franqueada da Smart Fit nas cidades de Florianópolis, São José, Blumenau, Criciúma e Santa Maria (RS), também aderiram a um algoritmo clínico capaz de rastrear funcionários de maior risco de contaminação e assim reduzir a possibilidade de um surto de Covid-19 no local. Vale lembrar que para evitar aglomeração no espaço, o aluno precisa agendar previamente o horário de sua preferência.

Como em tempo de coronavírus, aliado ao esporte é preciso reforçar alguns cuidados com a higiene, Yamada separou algumas dicas de como cada um pode treinar com segurança em academia. Sempre de olho no próprio bem estar e no do colega ao lado. Confira:

Use máscaras: Ela é essencial para evitar o contágio. O uso é obrigatório.
Fique atento a temperatura: Todos devem ter a temperatura averiguada com o uso do termômetro eletrônico à distância. Aqueles com a temperatura superior a 37.8ºC não devem receber autorização para entrar na academia.

Higienize as mãos: Lave bem as mãos, até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

Kit de Limpeza: Certifique-se se há kits de limpeza em pontos estratégicos das áreas de musculação e peso livre.

Mantenha distanciamento:  Fique sempre a distância segura de 1,5 m entre as pessoas.

Não use o celular: Fica proibida a utilização de celulares durante a prática de atividade física.

Use toalhas: O uso de toalhas individuais é obrigatório no treino.

Prenda os cabelos: Pessoas com cabelos compridos devem estar, obrigatoriamente, com eles amarrados.

Não use bebedouros: Os bebedouros devem estar fechados. Leve sua garrafa com água.

Não extrapole o tempo: O tempo de permanência de cada pessoa na academia é, no máximo, de 60 minutos.