Pular para o conteúdo

Brasil está mais adiantado nas vacinas do que Portugal

Em Portugal, assim como em outros países europeus com exceção da Inglaterra, a vacinação anda a passos mais lentos que no Brasil. Em Portugal, por exemplo, a vacinação ainda está sendo aplicada em maiores de 80 anos.

Um relato de uma portuguesa que viveu a maior parte da sua vida no Brasil, ela conta que suas amigas brasileiras já foram vacinadas e espera ansiosa por sua vez.

“Tenho 75 anos de idade e ainda não fui chamada. Minhas amigas no Brasil, uma delas de 70 anos de idade já foi vacinada e todas as outras também. Parece que nunca chega a minha hora.” Diz dona Maria que mora na cidade do Porto.

Até ao momento, já foram administradas 1.505.476 doses da vacina contra a covid-19 em Portugal, de acordo com o contador do site do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Conversamos com o advogado luso-brasileiro Anselmo Ferreira Melo Costa que revelou alguns dados no país.

“Portugal é o 37.º país com a maior taxa de doses administradas por 100 habitantes do mundo. Se mantivermos o atual ritmo de vacinação, 70% dos adultos serão vacinados até o dia 8 de Abril de 2022. A maior preocupação é no verão, onde as pessoas lotam praias e rios e aumenta assim o contágio. As leis aqui são rígidas, somos o país com maior tempo em quarentena.”

Anselmo diz que a crise em Portugal é percebida e que seu trabalho agora está em função de “salvar” os afetados:
Portugal vive uma crise séria, estou ajudando os portugueses com soluções para não fecharem as suas empresas e para administrarem melhor o momento que estão vivendo.

O advogado diz que o fato de fazer parte da União Européia, conforta os portugueses do risco econômico:

“Portugal tem o privilégio de contar com a União Européia, então tudo é mais rápido e traz segurança perante a crise. Mas se analisar os demais países da Europa, é para preocupar-se. Por isso meu trabalho está em tentar ajudar a esses portugueses e muitos brasileiros que são empresários em Portugal.” Finaliza o advogado