O malabarismo dos pais para conciliar o home office e os filhos

Trabalho, casa, crianças, o desafio dos pais em tentar equilibrar todas as atividades dentro de casa

Com a pandemia da covid-19 os desafios para os pais se tornaram ainda maiores, muitas famílias se viram obrigadas a desenvolver uma nova rotina, afinal, com as escolas fechadas, o afastamento familiar e dos amigos e uma nova rotina de trabalho remoto, o núcleo familiar precisou se adaptar às novas necessidades.

Conciliar o home office, as crianças, a escola, os cuidados da casa, têm sido um desafio para a maioria dos pais. Anna Carolyna Diniz, é empresária e fundadora da BeFaster – School of English. Mãe de 3, ela conta os desafios que está enfrentando:

“Acredito que no meu caso o mais difícil é conciliar às três crianças tendo idades diferentes, o mais velho tem 8 anos, a do meio 4 anos e a mais nova 3 anos, então, as crianças estão em momentos diferentes de fase de aprendizado, enquanto o mais velho já precisa “entender” que ainda tem aula e que agora é pelo computador sem os amiguinhos e a professora, a mais nova só quer brincar e mexer em tudo, então, como mãe eu sinto que preciso entender isso, e entender também que assim como está difícil para mim, está difícil para as crianças que não conseguem ainda ter a dimensão das coisas que estão acontecendo”, comenta, Carolyna.

Para muitos pais esse é um desafio e tanto, com as crianças tendo aula online, agora a responsabilidade de os auxiliar e os supervisionar de perto passa a ser muito maior, eles precisam o ajudar a entrar na aula, com as tarefas, mas o mais difícil é os fazer entender que é importante que eles prestem atenção.

Afinal, se até para nós adultos é difícil focar muito tempo numa tela de computador, imagine para uma criança.

“Apesar de tudo, eu tenho sorte, pois, mesmo em meio a pandemia, consigo contar com uma rede de apoio, não como antes, mas ainda tenho auxílio com as crianças e a ajuda do pai que é extremamente importante. Porque enquanto eles estão supervisionando as crianças eu consigo me dedicar ao trabalho”, conta Anna Carolyna.

Uma rede de apoio nesse momento sem dúvida ajuda muito, muitos conseguem contar com os avós que moram junto ou com algum outro membro que possa ajudar com as crianças. Mas, alguns pais não possuem ajuda alguma, tendo que criar um ambiente em que um possa ajudar o outro.

“A verdade é que não existe uma forma mágica para lidar e conciliar tudo, cada família irá se adaptar de uma maneira a essa realidade temporária, mas é importante tentar criar uma rotina e manter a constância na mesma, com horários para cada coisa, as crianças tendem a entender melhor as coisas, quando os pais conseguem manter uma constância, com horários para almoçar, ver televisão, brincar com pais, ler um livro, por exemplo” finaliza, Carolyna.

Tente levar essa nova realidade com pensamento positivo, porque as coisas tendem a dar certo quando você acredita que irá dar certo e apesar de todas as dificuldades, busque ver o lado bom também. Em poder acompanhar o crescimento dos filhos mais de perto, dando uma maior atenção a eles e se fazendo mais presente.

 

Sobre Anna Carolyna Diniz:

Além de dominar a língua inglesa, para se tornar a teacher dos famosos e a empreendedora que é, estudou sobre comportamento e sempre compartilha conteúdos de inteligência emocional com os seus alunos, porque percebeu que a aprendizagem flui melhor quando olhamos para todas essas áreas como um todo. Não basta saber a técnica, é necessário saber lidar com pessoas.

Fundadora da BeFaster – School of English, instrutora de língua Inglesa desde 2003 e criadora do método “Transforme o seu Inglês”.

Trabalhou em NYC como intérprete auxiliando deficientes visuais brasileiros a adquirir cão guia nos Estados Unidos.

Master e Practitioner em PNL pela Sociedade Brasileira de Programação

Neuro Linguística. Formada em Hipnose Ericksoniana e coach através da Sociedade Brasileira de Coaching em 2016.

Anterior Detran-SP esclarece como fica o transporte de crianças no novo Código de Trânsito Brasileiro
Próxima Luz azul: o que é e 10 dicas para proteger a visão de forma eficaz