Pular para o conteúdo

#DESAFIOFIT – APRENDA A FORTALECER O MÚSCULO DO TCHAU EM CASA!

O temido e conhecido “músculo do tchau” é o músculo menos utilizado em nosso corpo. Em atividades cotidianas exigimos pouco dele e sem a prática de exercícios físicos regulares somada a falta natural de tonicidade dessa região e a tendência para acumular gordura, ele acaba ficando flácido rapidamente.

Diante desse cenário, a fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Pilates, unidade de Guarulhos, Ana Luisa Marçal garante que não é preciso se conformar com a força da gravidade e dá dicas de como é possível fortalecer o tríceps (músculo responsável pela extensão do cotovelo, localizando-se na face posterior do braço), conhecido como o músculo do tchau.

Há uma grande quantidade de exercícios que podem ser feitos que trabalham a extensão do cotovelo e automaticamente estarão fortalecendo o trípes braquial. Feitos com halteres, molas, no solo, em aparelhos; deitada ou pé.

“Sempre aconselho minhas amigas e pacientes de que não adianta esperar ele ficar flácido para começar a cuidar desta região. É importante começarmos a estimulá-lo o quanto antes com atividades que nos deem prazer e o Pilates é um grande aliado para isso” – pontua.

O Pilates é um método fitness que possui movimentos que trabalham o corpo como um todo, o que faz dele uma ótima opção para quem quer queimar a gordura, tornear e fortalecer o músculo e garantir aquele contorno feminino aos braços. “Os movimentos corporais que você faz durante uma aula de Pilates não só vão aumentar a força e flexibilidade do seu corpo como também vão desenvolver a coordenação e melhorar a sua circulação e postura” – Destaca a especialista.

Claro que o acompanhamento de um profissional é fundamental para evitar lesões, mas se quiser começar a se mexer mesmo em casa, siga as dicas da fisioterapeuta e controle a alimentação, uma vez que ela é uma das responsáveis pelo acúmulo de gordura e flacidez na região. Ana listou três exercícios simples e fáceis de fazer no conforto do seu lar para dar adeus ao “tchauzinho” indesejado, veja:

 

  1. FLEXÃO DE BRAÇO:

Faça uma prancha, com as pernas juntas e os braços estendidos, apoiada na palma das mãos. Na ponta dos pés, flexione os cotovelos e desça sem encostar no chão e suba novamente, esticando os braços. Faça 3 séries de 15 exercícios, com intervalos de 20s a 30s entre elas.

 

  1. TRÍCEPS NO DEGRAU:

Fique de costas para uma cadeira em com ambas as mãos apoiadas no assento, desça o corpo flexionando os cotovelos. Retorne à posição original e repita 3 séries de 15 exercícios, sempre descansando entre 20s e 30s entre elas.

 

  1. TRÍCEPS FRANCÊS UNILATERAL:

De pé com os pés paralelos ou sentada, segure o peso em uma das mãos e levante o braço reto acima da cabeça. Com a outra mão, segure o braço rente ao corpo para que ele não saia do lugar e sobre o cotovelo do braço estendido formando um ângulo de 9º graus.

Volte à posição inicial e repita 15 vezes. Descanse e repita com o outro braço. Faça 3 séries com cada braço. Descanse e repita o exercício,dessa vez com as duas mãos segurando pesos e flexionando ao mesmo tempo atrás da cabeça.

 

ANA LUÍSA MARÇAL
Ana Luisa Marçal é fisioterapeuta (Crefito: 127346-F) e atua como Diretora Clínica da Unidade de Guarulhos, do Instituto Pilates. A profissional possui formação em pilates solo e aparelhos para patologias da coluna e estabilização segmentar vertebral; além de especialização em fisioterapia Neurofuncional pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Saiba mais em: www.institutopilates.com.br