Pular para o conteúdo

As teorias da conspiração mais bizarras do mundo!

As teorias da conspiração vêm ganhando cada vez mais força nos últimos anos como resultado do crescimento exponencial das redes sociais. É preciso atenção e senso para não acreditar em tudo o que se vê e acabar caindo em fake news.

Com mais de 4,5 bilhões de pessoas conectadas à Internet, as informações se espalham rapidamente por todo o mundo e, muitas daquelas que eram consideradas apenas boatos acabam sendo encarados como fatos verossímeis para alguns.

Mas por que as pessoas acreditam em teorias da conspiração?

Um estudo publicado em 2020 revela que quem acredita em conspirações o faz para se proteger de incertezas e de ameaças causadas por mudanças sociais e políticas. A partir daí, passam a criar teorias mirabolantes para defender seus costumes, crenças e valores. 

Além disso, se apegar a teorias da conspiração revela a necessidade do controle por parte dos seres humanos e o desejo de planejar o imprevisível. 

Atualmente, o que não faltam são hipóteses sem comprovação correndo soltas pela Internet. A seguir separamos uma lista de teorias da conspiração para aqueles que prezam pela verdade e não querem ser enganados por falsos boatos. Confira:

Coronavírus

Desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020, o que mais tem circulado nas redes sociais é a criação proposital do coronavírus pela China. 

A tese, disseminada pelos conspiracionistas, defende que o coronavírus foi criado em um laboratório de Wuhan, epicentro da pandemia, para ser usado como arma biológica pelo governo do Partido Comunista Chinês. 

A origem do novo coronavírus também já foi atribuída a outros países – Reino Unido, França e Canadá -, que teriam o objetivo de implantar a tecnologia 5G no mundo inteiro.

Diversos especialistas e plataformas de checagem de diferentes países já demonstraram que essas ideias mirabolantes são nada mais do que boatos fantasiosos. 

Vacinas alteram o DNA humano

A necessidade de vacinação para a erradicação da Covid-19 levou diretamente a boatos de que as vacinas desenvolvidas para combater o vírus alteram o DNA humano. 

A “tese” que sustenta essa teoria é a de que algumas vacinas, como a desenvolvida pela Pfizer/BioNTech, utilizam um fragmento genético do vírus – o RNA mensageiro -, para provocar uma resposta imunizante positiva no ser humano. Este RNA, segundo conspiracionistas, seria o responsável por modificar o DNA humano.

As vacinas que atualmente estão sendo aplicadas massivamente já foram testadas em milhares de pessoas e passaram por processos rígidos de segurança, comprovando a impossibilidade desta teoria. 

Terra plana 

Apesar de estar mais do que comprovado pela ciência de que a Terra é redonda, seja a partir de experimentos físicos e fotos de satélites, a teoria da Terra plana tem ganhado cada vez mais terreno.

A teoria tomou fôlego em 2014, espalhando-se principalmente pelo Facebook e YouTube. 

Os conspiracionistas acreditam que, por o horizonte ser plano, a Terra também seria, afirmando que apenas a NASA e outras agências espaciais governamentais são as grandes responsáveis pelas fraudes, pois apenas elas têm fotos que mostram a curvatura da Terra.

Cientistas do mundo inteiro já refutaram essa ideia, classificando-a como pseudociência. 

Qanon

O Qanon é uma das mais recentes teorias da conspiração disseminadas pelas redes sociais. 

É uma teoria completamente duvidosa que prega que o ex-presidente norte-americano Donald Trump estaria em guerra contra pedófilos que fazem parte das mais altas cúpulas do governo estadunidense, bem como empresários e outras figuras públicas.

Os seguidores do Qanon chegaram a promover o dia 20 de janeiro de 2021 como o dia do ajuste de contas, data em que os pedófilos seriam presos e executados por ordem de Trump.

No entanto, com a ascensão de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, e nenhuma prisão realizada, os conspiracionistas se viram sem saída e sem ter no que acreditar.

Rainha Elizabeth II

As teorias sobre a monarca britânica estão há anos sendo questionadas na Internet. A principal delas acredita que não somente a rainha Elizabeth II, como outros membros da família real, têm origens reptilianas. 

Os reptilianos são considerados alienígenas com traços de répteis, que geralmente assumem posições de poder na sociedade. 

Além disso, a longevidade da rainha britânica, que logo terá 96 anos, seria mais um traço de suas origens, advindas da linhagem Illuminati.  

Illuminatis 

A teoria dos Illuminatis tem atraído muitos seguidores ao longo dos anos e está envolvida com os boatos de reptilianos alienígenas presentes na Terra.

Os Illuminatis seriam membros de uma irmandade exclusiva, muitos deles homens lagartos, que remonta há séculos e que estariam ligados à maçonaria. 

Seu principal objetivo é o de liderar as nações e controlar os povos, a fim de dominar a raça humana. Dentre seus membros estariam a própria rainha Elizabeth II, George W. Bush, Beyoncé, e até mesmo o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. 

A teoria dos Illuminati é tida como ficção baseada na realidade, já que existem cúpulas realizadas com o objetivo de oferecer soluções globais envolvendo empresários, políticos, representantes do mundo acadêmico e da mídia e especialistas. 

Avril Lavigne está morta

Um blog brasileiro desenvolveu uma teoria bizarra de que a cantora Avril Lavigne, um grande hype dos anos 2000, morreu e foi substituída.

A teoria afirma que a cantora não aguentou o peso do sucesso, entrou em depressão e, aos 17 anos, acabou se suicidando. No entanto, seu empresário teria utilizado uma sósia da cantora para seguir sua trajetória musical. 

A escolhida foi Melissa Vandella, que supostamente fazia parte da equipe de Avril, e que era usada para despistar os fãs por conta de sua semelhança com a cantora. No entanto, logo os fãs se deram conta das diferenças, principalmente, da altura, formato do rosto e tom da voz. 

A teoria, no entanto, é baseada em boatos. 

A suposta sósia é, na verdade, a criadora do maior site de fãs de Avril e não se parece em nada com a cantora. Além disso, o tom da voz dos cantores muda com o tempo e o amadurecimento de sua carreira artística, e a altura pode ser facilmente um equívoco. 

Michael Jackson está vivo 

Após anos da morte de um dos maiores ídolos do pop de todos os tempos, alguns fãs acreditam que Michael Jackson, na verdade, está vivo. 

Para os conspiracionistas, o próprio cantor teria elaborado sua fuga devido a uma dívida de US$ 500 milhões, acusações de pedofilia, plásticas malfeitas e brigas em família. Os boatos de abuso de drogas e a contratação do médico Conrad Murray teriam sido usados como “fachada” para corroborar a mentira.

Apesar da saúde debilitada e de precisar de remédios para dormir, a teoria ainda afirma que Michael sonhava em viver para sempre, já que um dos seus ídolos era Peter Pan. O próprio cantor admitiu em entrevistas que dormia em uma câmara de oxigênio, supostamente eficaz em prolongar seu tempo de vida. 

No entanto, as autópsias oficiais mostram que Michael Jackson está morto e Conrad Murray foi condenado a dois anos de prisão por administrar uma dose letal de anestésicos levando o cantor à morte.

O homem não pisou na Lua

O primeiro passo dado por Neil Armstrong na Lua em 20 de julho de 1969, aclamado pelo mundo inteiro, teria sido, na verdade, a maior fraude do século segundo conspiracionistas. 

Isso porque há supostamente falhas nas filmagens que mostram o feito. Uma delas é a bandeira dos Estados Unidos que se movimenta em um local onde não há vento, a ausência de estrelas no espaço e a forma como a Apollo 11 pousa na superfície, sem deixar rastros.

No entanto, diversas comprovações científicas demonstram que a pisada do homem na Lua, de fato, aconteceu como a conhecemos. 

O Facebook faz parte da CIA

Segundo alguns conspiracionistas, o Facebook teria sido financiado pela DARPA, órgão responsável por projetos de defesa e tecnologia norte-americana. 

O projeto tem como objetivo reunir a maior quantidade de informações possíveis das pessoas e repassá-los para a CIA. 

Isso porque, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos estaria criando um banco de dados gigantesco contendo informações sobre a vida de cidadãos de diversas partes do mundo, a fim de controlá-los por meio da espionagem.

O dinheiro da DARPA, no entanto, foi destinado à agência de publicidade Visible Measures, que capta informações sobre redes sociais, e não ao Facebook. 

Para encontrar a verdade não é necessário ser um detetive particular. Informe-se sempre em fontes confiáveis e sólidas, converse com especialistas, construa sua própria opinião e fuja das famigeradas teorias da conspiração.