Pular para o conteúdo

Streaming: o que é e quais as maiores plataformas 

Se você não é muito ligado à internet e às tecnologias, esse artigo foi escrito pensando em você, e em uma forma fácil de você compreender o que é streaming, e quais as maiores plataformas. Vamos entender um pouco mais a fundo?

O que é um streaming?

Embora pareça difícil de compreender, tentaremos ao máximo simplificar para que fique fácil ao seu entendimento e compreensão. 

O nome streaming surgiu do inglês, e significa “fluxo”. Sua primeira utilização tinha o objetivo de reduzir a velocidade do fluxo de movimentação das fitas, que eram utilizadas antigamente, para que pudesse aumentar o seu armazenamento de conteúdo e dados.

O streaming é uma forma de tecnologia que transmite dados e informações através da internet. Geralmente essa transmissão é feita através de multimídia, envolvendo imagens, sons, vídeos, áudios, e geralmente não exigem que o conteúdo seja baixado para ser acessado, bastando o simples ingresso na plataforma com internet. 

Existem diversas plataformas que compartilham suas mídias por streaming, a fim de evitar a comercialização e banalização da pirataria. 

Até pouco tempo atrás, não se conheciam tantas plataformas que disponibilizassem a mídia através dos streamings, tendo sido popularizado na década de 2000. Esse foi o grande marco para a popularização e desenvolvimento de mais e mais plataformas. 

Como funciona o streaming?

O streaming trabalha através do envio de dados, que permite que esses dados sejam enviados mais rapidamente. Basicamente se resume em uma troca contínua de dados entre o aparelho e um servidor. Geralmente, quem procura multimídia a partir das plataformas de streaming, tem o objetivo de assistir, ver ou ouvir em tempo real, evitando a demora de se esperar baixar um filme inteiro para que ele possa ser assistido. Essa é a principal diferença que consegue ser evidenciada entre esse serviço, e o download. Quando você assiste a um filme, por exemplo, em uma plataforma de streaming, esse filme rodará de acordo com a sua internet, permitindo que o filme seja visto em tempo real. Já o download geralmente exige uma espera para poder rodar, podendo iniciar a apresentação apenas após baixado todo o conteúdo. 

Streaming: quais as maiores plataformas

Depois de entender o que é o streaming, conseguimos perceber que ele faz parte do nosso dia a dia mais do que nós pensamos, não é mesmo? Afinal, o que você costuma fazer naquela sexta à noite em tempos de pandemia? Assistir aquele filminho na netflix tem se tornado uma boa opção, não é mesmo? Abaixo descreveremos para vocês alguns tipos de plataformas streaming que você conhece, e com certeza tem diversas delas no seu celular. 

  • Em primeiro lugar, a Netflix. Um dos serviços mais famosos que utilizam o streaming. O serviço conta com uma parcela mensal, e disponibiliza os mais variados conteúdos, como séries, filmes, documentários, entre outros serviços multimídia. Pode ser acessado de qualquer dispositivo, inclusive de televisores smart tv.
  • Em segundo lugar, uma opção menos conhecida, que é a Crackle. Basicamente com os mesmos serviços oferecidos pela Netflix, ela é um streaming oficial disponibilizado pela Sony, e conta com as mesmas facilidades de acesso da Netflix. Com preços um pouco mais variáveis, vale a pena conferir!
  • Em terceiro lugar, a Amazon Prime Video, que também oferece séries, vídeos, mas com valores mais em conta do que os oferecidos anteriormente.
  • Em quarto lugar, e também muito queridinho, encontramos o Spotify. Um pouco diferente dos serviços ofertados acima, o Spotify oferece as mais variadas músicas do mundo, contando ainda com os podcasts, informações, documentários, e afins. O Spotify conta com uma tecnologia artificial extraordinária e inovadora no mundo das músicas. Existe a opção Premium e também a opção comum. A diferença consiste em avisos e comerciais que interrompem a reprodução contínua de músicas.
  • Em quinto lugar, uma outra inovação surgiu. A MeSalva é um streaming que permite aos seus assinantes assistirem aulas online nas mais diversas categorias e matérias. Além de aulas, o app ainda permite o esclarecimento de dúvidas, a disponibilização de questões, e materiais para concursos públicos. Inovador, não ?
  • Em sexto lugar, podemos abordar o Google Play Music. Para quem tem Android ou o Google play, esse pode ser um grande investimento. Assim como o Spotify, ela compete entre os maiores mercados do oferecimento de músicas. Além de contar com a assinatura de seus usuários, ele ainda pode reproduzir as músicas que estiverem baixadas no seu aparelho móvel. 

 

Parece que com esses seis exemplos a compreensão ficou mais fácil e palpável, não é mesmo? Aposto que não foi difícil entender o que é um streaming e quais são as maiores plataformas as quais eles são utilizados. 

Se você já utiliza alguma dessas plataformas, compartilhe com a gente nos comentários. Se você utiliza alguma outra que não foi citada, mande para a gente, assim outras pessoas podem utilizar suas dicas também. 

Gostou do nosso artigo sobre streaming? Compartilhe com os seus amigos.