Pular para o conteúdo

Os perigos do inverno: especialista alerta para cuidados a serem tomados com a mudança de temperatura

Com as mudanças bruscas de temperatura, principalmente na região Sul do país, alguns cuidados são fundamentais para preservar a saúde. O impacto do frio pode acabar custando caro à saúde do corpo e em tempos de pandemia, os cuidados devem ser redobrados.

Diante do impacto das alterações meteorológicas, a professora do Curso de Enfermagem da Estácio, Sônia Guterres, alerta que devemos ter especial atenção ao tipo de roupas a usar, que são imprescindíveis para uma boa saúde.

“Roupas como casaco de lã, ou de nylon acolchoado, blusas de segunda pele, ajudam a regular a perda de calor” diz a professora. Segundo ela, o uso de calça de lã, ou jeans com meias de lã por baixo, junto a calçados fechados, “contribuem para que o ar não chegue tão frio aos pulmões, principalmente para cardiopatas. Com isso, os riscos para nossa saúde são menores”, completa.

A especialista em saúde também faz um alerta quanto a alimentação saudável, destacando que os pratos quentes são fundamentais em períodos mais frios. Contudo, uma boa alimentação requer cuidados para evitar o aumento da ingestão hipercalórica, o que consequentemente auxilia na manutenção de peso. Junto a este fator, o consumo de água, e líquidos quentes como os chás, cafés e sopas, são bastante adequados com as mudanças de temperatura.

Nos meses frios do ano, aumentam os casos de rinites e sinusites, devido ao clima frio e seco, que atuam como fatores irritantes da mucosa nasal, desencadeando processos infecciosos, que podem causar rinossinusite. Segundo a especialista “procurar manter sua casa arejada ajuda na prevenção de doenças”.

Ainda, conforme Sônia, o Coronavírus durante o inverno é um fator que amplia o nível de preocupação quanto a estes casos, pois, segundo ela “não temos estudos que apontem que o Coronavírus tenha diminuição ou aumento de sua ação nas mudanças climáticas, então, no inverno, devemos manter os mesmos cuidados preconizados”.

Em tempos de frio, o processo de vacinação deve ser prioridade: “o público deve cuidar sua faixa etária para receber a vacina contra o Covid-19, e ter o cuidado de ter um intervalo de 15 dias para fazer a da gripe”.

Em casos de alterações corporais, a especialista reitera que o melhor caminho é procurar a unidade de saúde e/ou seu médico mais próximo, pois será ele que irá avaliar e prescrever o que for indicado para cada caso.