Pular para o conteúdo

Nutricionista ensina receita de um suco para soltar o intestino

A prisão de ventre ou constipação intestinal atinge cerca de 16% da população em todo o mundo e pode afetar indivíduos de qualquer idade. Segundo a nutricionista, Juliana Vieira, o problema tem diversas causas.

Uma delas é uma quantidade insuficiente de fibras ingeridas regularmente. Outro fator é a ingestão de pouca água, sedentarismo e até alguns medicamentos.

“A prisão de ventre ainda está associada a doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal . Estresse, depressão e ansiedade são outras ocorrências capazes de interferir nos hábitos intestinais”, explica a nutricionista.

Segundo Juliana, quem sofre com a prisão de ventre deve incluir alguns alimentos no cardápio.

“Alimentos ricos em fibras; frutas como mamão; hortaliças e iogurte probiótico. Deve-se ingerir de 25 a 35 gramas distribuídas ao longo do dia. Além disso, a pessoa deve beber no mínimo 2 litros de água por dia”, lista a profissional, que também elencou alimentos e bebidas que devem ser evitados:

“Alimentos ricos em gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio. Em relação às bebidas, é importante prestar atenção ao consumo daquelas com quantidades excessivas de açúcar, como refrigerantes e xaropes; cafeína, como chás e café; e sódio, como refrigerantes diet e isotônicos”.

A nutricionista também ensina a receita de um suco para soltar o intestino

Suco de mamão, ameixa e aveia

Ingredientes
1/2 mamão
1 ameixa-preta
1 copo de 200 ml de leite vegetal
1 colher de sopa de aveia em flocos
1 colher de sopa de óleo de coco

Bater tudo no liquidificador e tomar em seguida