Aprenda a fazer pizza vegana de abobrinha do Chef Henrique Campos

Receita não leva ingredientes de origem animal e fica muito saborosa

Você já teve a chance de provar uma pizza sem queijo de origem animal? Não?! Então chegou a hora de provar uma pizza totalmente diferente e tão saborosa quanto as tradicionais.

O chef Henrique Campos, do Figurate Italian Food, desenvolveu um menu especial de pizzas de fermentação natural e focaccias com opções sem ingredientes de origem animal e tem conquistado o paladar até mesmo dos fãs de carne.

“O segredo é fazer uma combinação de ingredientes que extraia o máximo de sabor. Por isso opto por queijos com gosto marcante, invisto nas especiarias e inovo trazendo cremes e uma crocância que não é comum nas pizzas do dia a dia, como aquela proporcionada pelo pan grattato”, explica o chef.

A receita de pizza de abobrinha é uma das mais pedidas da casa e rende uma porção de 30 cm. Anote:

Pizza de abobrinha, receita do chef Henrique Campos Marcos Campos

 

Ingredientes

200 g de farinha de trigo;

125 g de água gelada;

6 ml (1 fio longo) de azeite de oliva;

4 g de sal;

7 g de fermento biológico fresco;

Creme de batata

500 g de batata asterix;

50 ml de azeite de oliva;

50 g de queijo de castanha;

sal e pimenta a gosto.

 

Pan grattato

2 pães torrados e triturado no liquidificador;

6 folhas de sálvia picadas;

10 ramos de tomilho desfolhados.

Finalização

½ abobrinha italiana;

110 g de queijo de castanha;

farinha de trigo qb

Modo de preparo

Para a massa, coloque a farinha em uma tigela, vá adicionando a água aos poucos e misturando com as mãos, ou com uma batedeira ou uma colher. Quando a farinha absorver toda a água, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Nesse período, misture o fermento com um pouquinho de água e reserve. Voltando à massa, continue a bater na batedeira ou na mão, até obter uma massa lisa.

Misture o fermento, incorpore bem, acrescente o azeite e o sal e deixe a massa em forma circular. Deixe fermentar em uma tigela coberta com um pano por aproximadamente 2 horas. Para o creme de batata, em uma panela de pressão, cubra as batatas com água, cozinhe por 15 minutos após pegar a pressão. Escorra, descasque como batata e como disponha em um bowl.

Com o auxílio de um amassador de batatas ou um garfo, amasse-as bem e misture com o sal, o azeite e o queijo de castanha, com as batatas ainda quentes, até obter um creme. Reserve.

Para o pan grattato, leve uma frigideira de teflon ao fogão, em fogo baixo, refogue as ervas picadas no azeite por cerca de 8 minutos, antes do azeite esquentar demais. Junte o pão torrado e triturado e misture bem até obter uma farofa crocante. Desligue o fogo e reserve.

Aqueça o forno a 250 ºC, por 15 minutos, junto com uma forma para assar a pizza. Em uma superfície lisa e aberta, coloque um montinho de farinha de trigo centralizada para abrir a massa. Coloque o disco de massas em cima do monte e vá abrindo a massa, com o auxílio de um rolo, até ela ficar com uma espessura de 1 cm. Retire a fôrma do forno e coloque a massa aberta na forma.

Passe o creme na pizza, de forma circular, apenas deixando as bordinhas sem creme. Leve ao forno por 5 minutos.

Rale o queijo de castanha e corte a abobrinha em rodelas finas. Retire a massa do forno, cubra com o queijo ralado e as fatias de abobrinha por cima, e volte ao forno por mais 15 minutos, até que a pizza esteja assada, com as bordas crescidas e douradas.

Assim que retirar do forno, finalize uma pizza polvilhando o pan grattato por cima.

O chef Henrique Campos, do Figurate Italian Food
Anterior Feng Shui: dicas para deixar a casa em equilíbrio
Esta é a notícia mais recente.