Quais as principais vitaminas e minerais que auxiliam no desenvolvimento e disposição das crianças

A ordem é brincar e, para isso, é preciso saúde e disposição; chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese e do HCor orienta sobre os principais nutrientes para manter a boa saúde na infância
Foto de Agung Pandit Wiguna no Pexels
As crianças não param e estão sempre procurando uma maneira nova de brincar, o que é muito importante nesta fase da vida, pois auxilia no desenvolvimento físico e mental. E para manter o pique é necessária uma combinação diária de nutrientes que darão energia tanto para brincar quanto para estudar.

“Apesar dos desafios dos tempos atuais, é fundamental manter uma dieta equilibrada para as crianças, com refeições balanceadas contendo os nutrientes essenciais para uma boa saúde como, por exemplo, vitaminas do complexo B, C, D e E, além de minerais como zinco, selênio e, principalmente, cálcio por conta da fase de crescimento, além das brincadeiras que exigem um esforço maior do corpo”, explica o Dr. Daniel Magnoni, chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese e do HCor, em São Paulo.

Um dos grandes problemas enfrentados pelos pais e responsáveis é que a maioria das crianças são ou ficam seletivas e geralmente recusam alimentos que são fontes de minerais e vitaminas como frutas, hortaliças e legumes.

“Essa repulsa a alguns alimentos impede que as crianças fiquem próximas do consumo ideal de nutrientes. Em casos assim deve-se buscar orientação médica para avaliar quais as principais carências e adotar novas rotinas, muitas vezes lúdicas, para tentar manter um equilíbrio nutricional. Quando indicado deve-se avaliar também o uso de suplementação. Este segmento avançou muito nos últimos anos justamente pela resistência do público infantil. Existe no mercado uma nova geração de gomas, práticas, saborosas e divertidas que promovem mais adesão ao tratamento e podem complementar a necessidade diária de nutrientes”, afirma Dr. Magnoni.

Vitaminas e minerais para a criançada

Complexo B – Auxiliam com a absorção e ativação de nutrientes, atuam na proteção e desenvolvimento de neurônios e formação de células vermelhas do sangue. (1)

Vitamina C – Muito importante na função dos leucócitos, que formam as defesas do organismo, por isso tem o papel de auxiliar com a imunidade e disposição. (2)

Vitamina D – Importante regulador do sistema imune e auxilia com a absorção de minerais como o cálcio. (2)

Vitamina E – É uma das vitaminas em que a suplementação em concentração acima da recomendada contribui positivamente com a função imune. (2)

Selênio – Essencial para o sistema imune, tanto inato quanto adquirido, com papel fundamental no equilíbrio de oxidação-redução e proteção do DNA. (3)

Zinco – Auxilia no funcionamento do sistema imunológico, cicatrização de ferimentos, além de fortalecimento de unhas e cabelo. (4)

Cálcio – Ideal para o desenvolvimento e fortalecimento ósseo e dental (5)

Referências

• Vitaminas do complexo B; Helio Vannucchi, Selma Freire de Carvalho da Cunha, Paula Lumy Takeuchi

• Nutrição e imunidade no homem; Sandra Gredel

• Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Selênio / ILSI Brasil; Cristiane Cominetti, Graziela Biude Silva Duarte e Silvia Maria Franciscato Cozzolino

• Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Zinco / ILSI Brasil; Cristiane Cominetti, Bruna Zavarize Reis e Silvia Maria Franciscato Cozzolino

• Impacto dos nutrientes na saúde óssea: novas tendências; Glaucia Queiroz Morais, Maria Goretti Pessoa de Araújo Burgos
Anterior Bug das redes sociais atingiu cerca de 70% dos pequenos negócios brasileiros
Esta é a notícia mais recente.