Pular para o conteúdo

Dicas para que os pets se adaptem bem à mudança de casa

  • PET

Foto de Samson Katt no Pexels

Seja por conta do trabalho/estudo remoto ou pela diminuição de renda, muitos brasileiros mudaram de endereço na pandemia. Segundo um estudo do QuintoAndar em parceria com a Offerwise, um em cada seis entrevistados se mudou no período. Além de todos os preparativos que envolvem a mudança, os tutores de pets precisam atentar-se à adaptação do melhor amigo à casa nova. Pensando em ajudar os pais e mães de cães com essa transição, José Jorge Sales, adestrador cadastrado no GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, dá dicas de como fazer com que o momento seja menos estressante para todos.

Visita prévia:
Quando o novo imóvel for escolhido, é interessante que os tutores levem o pet para conhecer o local. Segundo José, essa visita é importante, pois dessa forma o animal se aventura pelo espaço, conhece os novos cheiros e também demarca território, sem a correria da mudança. Durante as idas, é recomendável que os tutores mostrem o local correto das necessidades fisiológicas, brinquem com o cachorro e deem os petiscos favoritos. “Os tutores devem possibilitar que os animais façam uma associação positiva com a casa e que entendam que um espaço novo não é necessariamente algo ruim”, explica o adestrador.

Tempo de adaptação:
Apesar de serem territorialistas, o tempo de adaptação dos cachorros não costuma se alongar muito. “Os cães costumam ter um tempo de adaptação rápido em comparação com os gatos. Os felinos demoram um pouco mais e levam, em média, um mês para se estabelecerem em um espaço novo”, comenta o profissional. Entretanto, durante essa transição, os pets podem desenvolver comportamentos incomuns por conta da ansiedade e estresse, tais como tentar fugir, latir com mais frequência, fazer as necessidades no lugar errado e até destruir coisas. Para lidar com essas situações, é necessário ter paciência e se empenhar na construção de uma rotina acolhedora para o animalzinho.

Rotina:
“Os animais de estimação se adequam muito bem com rotinas, e quando você se muda e há uma alteração no dia a dia, consequentemente, eles se sentem frustrados e estressados por estarem em um ambiente desconhecido”, comenta o profissional. Sendo assim, apesar da mudança de casa ser uma grande alteração no cotidiano, é interessante que os tutores busquem minimizar essa quebra. Na prática, os tutores devem, na medida do possível, manter os horários dos passeios e os horários de alimentação do animal.

Sem estresse:
Além de evitar que mudanças profundas na rotina do animal aconteçam, os tutores também devem se atentar ao próprio comportamento. A mudança de casa pode ser desgastante e estressante, mas esse nervosismo também pode afetar o comportamento dos pets, tanto durante, quanto depois da mudança.

Para saber mais informações sobre como contratar esses e outros serviços, acesse o site ou aplicativo do GetNinjas.

Sobre o GetNinjas
Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web -, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil e foi listado no Novo Mercado da B3 em 2021, além de ter sido eleito pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do país em 2017. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por mais de 3 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.