Pular para o conteúdo

São tantas emoções que é preciso um dicionário

 

Neste mundo de grandes avanços tecnológicos, com informações sendo transmitidas de modo muito rápido e possibilidades infinitas de conexões entre as pessoas de diferentes lugares, ainda falta aos seres humanos conhecerem mais profundamente algo básico em sua existência: as emoções.

A segunda edição do ‘Emocionário – Dicionário das Emoções’, acaba de ser publicada pela Sinopsys Editora. Escrito pelos psicólogos Renato Maiato Caminha e Marina Gusmão, o livro sintetiza o trabalho que eles vêm desenvolvendo na área há anos, seja na prevenção ou no tratamento junto a crianças, famílias e escolas.

De forma lúdica e didática, com ilustrações de Paulo Thumé, a obra reúne amplo conhecimento sobre as emoções com conceitos do evolucionismo, da biologia das emoções, da neuropsicologia e da psicologia. Os autores objetivam, por meio da difusão dessas informações, proporcionar o que chamam proficiência emocional, um fator fundamental no desenvolvimento da saúde mental.

Conforme Renato e Marina, a educação socioemocional está diretamente relacionada com o desenvolvimento da empatia, uma habilidade extremamente importante para que haja relações sociais de reciprocidade e harmonia, no incremento da resiliência e para a prevenção de transtornos psicológicos.

E para que haja empatia, é fundamental que as pessoas sejam conscientes de si mesmas e capazes de perceber, entender, conhecer, aceitar e validar suas emoções.

CONHEÇA OS AUTORES

Renato Maiato Caminha é mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC/RS e doutorando pela Universidade do Algarve, Portugal. Docente na área de terapias cognitivas em vários estados brasileiros, países da América Latina e da América Central, também é conferencista internacional e professor convidado do mestrado em Psicopatologia da Infância e Adolescência na Universidade Autônoma de Barcelona. Além disso, é diretor de ensino do InTCC Brasil e do ETCC Europa, membro-fundador da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), membro da ALAMOC e ALAPCO, criador do protocolo TRI (Terapia de Regulação Infantil) e autor de várias obras-referência na área das terapias cognitivas da infância e adolescência.

Marina Gusmão é especialista em terapias cognitivas pela Unisinos e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Docente na área de terapias cognitivas em vários estados brasileiros e países da América Latina, também é conferencista internacional na área de terapias cognitivas da infância e adolescência. Além disso, é diretora do InTCC Brasil e do ETCC Europa, coordenadora da especialização em Terapias Cognitivas da Infância e Adolescência no InTCC Brasil e ETCC Europa, criadora do protocolo TRI e autora de diversas obras-referência na área de terapias cognitivas da infância e adolescência.

Compre pelo site clicando aqui.