Pular para o conteúdo

Aprenda a escolher o tênis ideal para cada tipo de atividade física

Muitos podem achar irrelevante adquirir um tênis esportivo para ir à academia ou praticar algum esporte, mas, na verdade, o calçado que você usa faz toda a diferença no seu rendimento e pode até mesmo evitar lesões. Cada calçado possui características próprias, que influenciam diretamente no modo como pisamos, nos movimentamos e sustentamos o peso do corpo, então todo atleta não só pode como deve ficar atento a todos esses detalhes.

Geralmente, as pessoas escolhem um tênis de acordo com qualidades básicas, como o tamanho e o conforto. É claro que isso também é importante, mas, se tratando de exercícios físicos, é essencial verificar fatores como a firmeza nos pés, o amortecimento da pisada, o tipo de pisada e coisas do tipo. Contudo, antes de escolher o modelo ideal, primeiramente, é preciso definir para que você irá usá-lo.

É claro que é possível reaproveitar um mesmo tênis para diferentes tipos de atividade física, mas antes é preciso ter em mente as características ideais de um calçado para cada grupo. Um exemplo: para caminhar ou correr, o melhor é escolher os mais leves e confortáveis, que absorvam bem o peso do corpo em cada pisada. Esse fator é definido de acordo com o peso da pessoa, então, quanto maior o peso, mais pesado precisa ser o calçado, pois é importante que ele consiga absorver o impacto de cada passo.

Já para quem pratica musculação e atividades voltadas para a definição do corpo, como exercícios para perder a barriga, por exemplo, é importante buscar um calçado que ofereça estabilidade, conforto e ajude a manter a boa postura. Nesse aspecto, o material acaba fazendo bastante diferença, então buscar um tênis de couro ou nylon, com um solado mais rígido, para dar sustentação, seria o mais indicado.

Já para esportes que exigem velocidade e agilidade dos atletas, as chuteiras costumam ser as mais utilizadas. Muita gente acha que chuteira só serve para jogar futebol, mas elas são um excelente calçado para esportes praticados em terrenos naturais, com um solo irregular ou com características mais específicas. Existem diferentes modelos que se adequam melhor ao tipo de solo, então basta avaliar qual atende melhor às suas necessidades.

Os cuidados com a saúde vão além da prática dos exercícios e já começam na escolha do tênis. Agora que você já sabe qual o modelo ideal para cada atividade física, é possível tirar muito mais proveito de sua rotina fitness!