Pular para o conteúdo

Hábitos alimentares estão associados a desempenho do sono

Foto de Ivan Oboleninov no Pexels

Cerca de 65% dos brasileiros têm baixa qualidade do sono, segundo dados do Mapa do Sono, em estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). A pesquisa revelou ainda que 34% da população sofre com insônia.

O que é negligenciado por muitas pessoas é que a qualidade do sono está diretamente associada aos hábitos diários e pode sofrer influência, principalmente, da alimentação. De acordo com Júlia Mascarenhas, nutricionista, maus hábitos antes de dormir como fazer refeições pesadas, ingerir bebidas alcóolicas ou substâncias estimulantes, podem dificultar que o organismo produza um sono de qualidade.

“A relação da alimentação com o sono é uma via de mão dupla. Como consequência desses maus hábitos as noites mal dormidas e, a partir desse ciclo, o aumento da fome e o desejo por alimentos não saudáveis. Por outro lado, bons hábitos alimentares, constituídos pela ingestão de triptofano, magnésio, vitaminas do complexo B, zinco e ômega 3, têm a capacidade de ajudar a ter um sono contínuo e restaurador”, destaca a profissional.

Alternativas para uma noite tranquila

Quando a atividade do sono é reduzida, a suplementação alimentar pode ser uma aliada. É o que Júlia Mascarenhas, nutricionista da equipe Nutrition’all, recomenda.

“Os suplementos alimentares fornecem nutrientes para estimular a produção de melatonina, que é o hormônio do sono e ajudar a promover um sono de qualidade de forma mais prática”, explica.

Para auxiliar pessoas que apresentam dificuldades para dormir, despertam durante a noite, tem uma quantidade de sono insuficiente ou ainda apresentam prejuízos emocionais advindos da privação de sono, tais como: ansiedade, estresse, compulsão alimentar e cansaço mental, a Nutrition’all, empresa de suplementação alimentar, desenvolveu o Relax All, formulação  que conta com os principais nutrientes que o corpo precisa para ter uma noite de sono tranquila e contínua.

O Relax All é um suplemento que promove sensação de relaxamento e bem-estar, dando suporte ao humor e equilíbrio mental. Formulado com nutrientes essenciais que o corpo não produz, sua composição foi feita pensando nas reações que o cérebro precisa fazer para ter um sono ideal, uma mente mais calma e as funções cognitivas preservadas. O suplemento é indicado para pessoas ansiosas, estressadas, que têm compulsão alimentar, insônia, cansaço mental e TPM.