Cuidados com a pele: especialista alerta para o uso do protetor solar na prevenção de doenças

60% dos brasileiros não usam nenhum tipo de proteção no dia a dia
Foto de EKATERINA BOLOVTSOVA no Pexels

 

Um ato simples, mas que pode fazer toda a diferença na pele. O uso do protetor solar diariamente pode prevenir doenças de pele causadas pela exposição excessiva ao sol como o temido câncer de pele, pequenas lesões, melasma e outras manchas. A orientação é quanto mais cedo uma pessoa iniciar o uso de protetor solar, menores os danos na pele ao longo dos anos.

“Proteger a pele contribui tanto para a questão estética como para a saúde. Além de prevenir o câncer de pele, retarda o envelhecimento, já que os raios solares destroem gradualmente as fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele do rosto”, pontua a coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera, Priscila A. Girotti Martins.

A especialista alerta que a incidência dos raios solares ocorre no verão, inverno, e até em dias nublados. Com isso, é importante ter o hábito de se precaver diariamente, em todas estações do ano. “É muito importante que o fator de proteção solar esteja acima de 30 (FPS), entretanto, esse número pode variar conforme a pigmentação da pele e a exposição solar”, detalha.

De acordo com dados da Campanha Nacional do Câncer da Pele da SBD realizada ano passado, mais de 60% dos brasileiros não usam nenhum tipo de proteção no dia a dia. A professora recomenda a aplicação correta do protetor em uma camada uniforme do produto, o que deve ser repetido a cada 2 horas para a máxima proteção, especialmente após o contato com a água do mar ou da piscina ou sudorese em excesso.

A especialista preparou algumas dicas de cuidados com a pele. Confira:

• Passar o protetor solar na pele ainda seca, pelo menos 15 minutos antes da exposição solar;

• Reaplicar o protetor solar a cada 2 horas;

• Escolher um protetor solar específico para as necessidades de cada pele;

• Usar também protetor labial e um protetor solar próprio para o rosto;

• Passar o protetor por todo o corpo de forma uniforme, cobrindo também os pés e as orelhas;

• Evitar ficar muito tempo diretamente exposto ao sol e quando o índice da radiação ultravioleta é maior e mais danoso.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog da Anhanguera.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.168 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site da Kroton .

Anterior Economista fala sobre a importância da inovação como diferencial competitivo 
Próxima Venda de ingressos para o João Rock 2022 começa nesta terça, às 11h