Pular para o conteúdo

Andar de bicicleta a noite: dicas para ficar atento

Se você está procurando por dicas sobre como andar de bicicleta à noite, chegou ao lugar certo. A partir de agora, vamos listar diversas orientações que ajudam nesse processo.

Após a leitura deste conteúdo, você estará mais seguro para pedalar nas vias da cidade. Acompanhe! 

Pedale em grupo 

Sabemos o quanto o pedal é prejudicado quando ocorre algum problema durante o dia. O desafio é ainda maior no período noturno. O ciclista não pode transitar pelas cidades de qualquer forma. É fundamental ter atenção com todos os elementos à sua volta, que influenciam diretamente a segurança. 

Diante desse cenário, vale a pena optar pelo pedal em grupo. Além de melhorar a visibilidade no trajeto, você terá o auxílio de um amigo em caso de acidentes ou outro problema que pode surgir no meio do percurso. 

Sabe aquele buraco que você não conseguiu visualizar? O colega da frente ou do lado poderá mostrá-lo e ajudá-lo a impedir os acidentes. 

Use elementos que chamem a atenção 

Outra dica interessante é equipar o pedal com elementos que chamem a atenção e que ajudem a identificar a sua presença no trânsito. Ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, alguns ciclistas ainda não classificam um refletor como um item essencial para o esporte. 

Na televisão, é cada vez mais comum observar acidentes de trânsito envolvendo automóveis e ciclistas. Em grande parte dos casos, eles ocorrem em virtude da ausência de visibilidade, especialmente no período noturno. Sem dúvidas, os adesivos e refletores são os melhores amigos dos atletas. 

Invista em óculos de qualidade 

Não basta apenas ser visualizado na estrada. É fundamental enxergar todos os pontos importantes durante o percurso, como buracos na via. 

Porém, existem alguns ciclistas que afirmam que a visão é excelente e preferem ignorar o óculos, com a justificativa que o acessório incomoda. 

Neste momento, não vale desculpas. Você deve ser um atleta responsável, que se preocupa não só com a sua segurança, mas também de outras pessoas que estão na via. 

Ao andar com a magrela, é importante ser cauteloso. Use óculos e, de preferência, que seja de cor laranja. 

Equipe a bike com faróis 

Já destacamos neste artigo o quanto os acidentes noturno ocorrem com mais facilidade. A falta de visibilidade é um dos principais motivos. 

Para evitar problemas, recomendamos investir em faróis na bike. Além de ser identificado na pista, você enxergará os empecilhos que podem causar acidentes, como galhos de árvores, pedras, animais, buracos, entre outros. 

Pedale em lugares conhecidos

A maioria dos ciclistas tem estilo aventureiro. No entanto, ao pedalar à noite, opte por lugares conhecidos. Transitar por regiões desconhecidas pode causar acidentes e até ser vítima de assalto. 

Escolha o vestuário com cuidado

Após cuidar de todos os detalhes da sua bicicleta, lembre-se de redobrar a atenção com o vestuário.

Você é o personagem principal do trajeto e precisa ser identificado na pista. Para isso, recomendamos investir em um vestuário iluminado. 

Quando falamos na união de roupas e segurança, aqui vale a pena ser extravagante. Opte por peças com tonalidades intensas e que as estampas chamem a atenção de todos na via. 

Apesar das preocupações, nunca é demais lembrar que andar de bicicleta à noite traz diversos benefícios para o atleta, como: menos trânsito no período noturno, sensação de liberdade, influência na recuperação dos ossos. Para se ter uma ideia, é possível até emagrecer andando de bike

Após descobrir como andar de bicicleta à noite dicas para ficar atento, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações que impactam no desempenho do seu trajeto.