Pular para o conteúdo

Como é uma sessão de ayahuasca?

Você quer fazer uso desse chá, ou apenas tem curiosidade em saber como é uma sessão de ayahuasca? Por ser algo ligado a tribos indígenas, há todo um ritual que deve ser respeitado. E, de certa forma, possuir conhecimento acerca desse assunto é bem interessante. Então, se você quer saber, é só continuar nessa matéria.

Como é uma sessão de ayahuasca? Existe um padrão a se seguir? Se você fará uso desse chá, é normal que esses questionamentos invadam a sua mente. No entanto, para que a sessão seja tranquila e você não tenha nenhum receio, deve-se ter todas essas perguntas respondidas. E é isso que faremos no decorrer deste artigo. Confira.

O que é a ayahuasca?

A ayahuasca é uma bebida muito comum entre os povos indígenas, em especial os da região amazônica. Ainda que várias pessoas consumam o chá, até agora, ele é considerado um tanto misterioso. E isso acontece, principalmente, porque cada pessoa reage de um jeito a ele.

Mas, em suma, trata-se de um chá cujos ingredientes são naturais. Para produzir a bebida, utiliza-se uma combinação de videira com várias outras plantas. As mais comuns, e se tem conhecimento, são: Jagube, Chacrona e Chaliponga. Existe todo um processo de extração.

E, segundo os indígenas, para que o chá tenha os efeitos corretos, é preciso realizar da maneira correta. E como esse é um conhecimento antigo dentro dessa cultura, muitas pessoas que querem usar a bebida se deslocam até uma tribo local, por exemplo.

Ademais, trata-se de uma bebida enteógena. Ou seja, feito através de plantas capazes de alterar a consciência. O que, basicamente, é a proposta desse chá. Segundo os ensinamentos, a bebida pode produzir um estado xamânico, êxtase. Fora isso, a palavra “anteógena” quer dizer “manifestação interior do divino”. E isso resume bem a finalidade do chá.

Como recorrer ao chá?

Assim como citado, trata-se de uma bebida um tanto sacramental. Então, para o seu consumo, existe todo um rito cheio de alusões às referências antepassadas. Por ser algo bastante cultural e até um pouco místico, algumas pessoas se deslocam até um povoado indígena para fazer uso desse chá.

No entanto, devido à modernidade, hoje em dia, isso não é tão necessário. Afinal, é possível encontrar sites focados na venda de ayahuasca. Contudo, mesmo que você compre a bebida nesses locais, não utilize sem o devido respaldo de algum especialista. Afinal, ainda que os efeitos prometam ser positivos, algumas reações podem acontecer.

Tremores, suor excessivo, náuseas, diarreia ou vômito, por exemplo, são bastante comuns. E, na verdade, são reações bem comuns e nada grave. Mas, mesmo assim, ter ao lado uma pessoa que compreenda as propriedades do chá é fundamental. Até mesmo para que a dosagem seja correta.

Como é uma sessão de ayahuasca?

Você já entendeu um pouco mais sobre o assunto, mas como é uma sessão de ayahuasca? Como falamos desde o início, o chá é envolto de bastante misticismo. E, em tribos indígenas, beber esse chá é considerado um rito de passagem. Então, há todo um preparado.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que tudo deve ser tratado com respeito. Para os povos indígenas, o uso do chá é algo sagrado. Ele consegue curar várias questões internas e contribuir para a evolução do ser. Ademais, cada aldeia pode alterar alguns detalhes do ritual, mas grande parte das coisas são parecidas.

A sessão se inicia com muita música, a qual estará presente durante todo o processo. As músicas possuem forte referência aos povos indígenas. Portanto, utilizam-se os seguintes instrumentos musicais: violas, flautas, bongôs, atabaques e maracás. Fora isso, há alguns hinos cantados em suas línguas nativas.

Enquanto a música ocorre, os discípulos (como são chamadas as pessoas que beberão o chá), ficam em filas. Após isso, cada um bebe um pouco do chá. A partir daí, a pessoa já irá sentir os primeiros efeitos da bebida. A tontura e a náusea são normais nesse processo e, durante ele, algumas pessoas permanecem deitadas.

Durante essa primeira sessão, o discípulo irá sentir a expansão da sua mente. As mirações são bem comuns logo nesse estágio. Há uma constante sensação de reflexões internas. Caso queira e se sinta à vontade, o discípulo pode fazer parte das músicas, seja dançando, seja acompanhando o canto.

Depois de algumas horas, o discípulo deve tomar a segunda dose de chá. No entanto, caso não se sinta confortável, ou pense que a experiência já durou o suficiente, pode-se recusar. Caso aceite, os efeitos irão durar por mais algumas horas.

Quanto tempo dura a sessão de ayahuasca?

A sessão dura o mesmo tempo que perdurar os efeitos do chá, que é, no máximo, cerca de 10 horas. Como falamos, caso a pessoa não tome a segunda dose da bebida, a duração do efeito será menor. Agora, se optar pela experiência completa, pode-se sentir os efeitos de 10h a 12h.

E durante alguns períodos da sessão é normal sentir tontura, diarreia, suor excessivo, etc. Mas, segundo os relatos de pessoas que já fizeram uso, durante toda a sessão o indivíduo permanece consciente de tudo, em estado de alerta.