Pular para o conteúdo

Segundo dia do Enem: o que fazer se não fui bem na primeira prova?

 

No próximo domingo, 28, acontece a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que traz para os candidatos questões que abordam ciências humanas e da natureza.

No primeiro dia foi registrado 26% de abstenção, e esse número pode ser ainda maior já que muitos acabam pensando em desistir por acreditar que não foram tão bem na prova anterior.

“A aprovação é a soma de vários fatores e da TRI, que é o conjunto matemático de correção das provas. E o gabarito de humanas é o que têm mais divergências, então realmente tem que esperar o final, porque só a primeira prova não tira a pessoa do jogo”, explica Sabrina Oliveira, professora e estrategista em métodos para aprovação em vestibular.

Para ela, o mais importante nesta semana é focar no que ainda é possível fazer e não ficar remoendo sobre o desempenho da prova anterior.

O que deve ser feito?
Descansar e revisar: O foco agora é manter sob controle aquilo que é possível ser feito, então a dica é observar os erros do simulado e aproveitar o tempo restante para tirar as dúvidas com os professores.
O descanso é mais que bem vindo, já que parte da prova já foi realizada, diminua um pouco o ritmo para não chegar a exaustão.

Preparo mental e emocional: O candidato deve acreditar no próprio potencial e em todo período que já dedicou aos estudos, reforçando positivamente que a chance de passar ainda existe. Praticar meditação ou relaxamento ajudam na concentração e tranquilizam a mente.
“O jogo só acaba quando termina, não é? Então ainda falta metade desse jogo e muita coisa pode acontecer”, finaliza a especialista, Sabrina Oliveira.