Pular para o conteúdo

Conheça a Dieta Nórdica e seus benefícios para a saúde

Foto de Ylanite Koppens no Pexels

Considerada uma das dietas mais saudáveis do mundo, a dieta nórdica foi apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como um dos melhores caminhos para a saúde plena.

Essa dieta surgiu da observação de como as pessoas dos países escandinavos (Dinamarca, Islândia, Finlândia, Noruega e Suécia) se alimentavam.

Atualmente vários países europeus têm promovido, com resultados positivos, a dieta nórdica como modelo alimentar que traz benefícios para a saúde.

A médica nutróloga Dra. Nathalia Danelli comenta que a dieta nórdica se baseia no consumo de alimentos integrais, vegetais de folhas verdes e raízes, frutas em geral (mas principalmente as frutas vermelhas), legumes, laticínios com baixo teor de gordura e peixes.

A dieta nórdica é uma dieta nutricionalmente equilibrada e que pode ser considerada uma das melhores por alguns fatores.

Primeiro pois é uma dieta rica em alimentos antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular e a oxidação do colesterol ruim, diminuindo assim a formação de placas gordurosas nas artérias e consequentemente o risco de doenças cardiovasculares.

Os peixes por sua vez são ricos em ômega-3, um tipo de gordura que tem papel protetor ao coração, cérebro, olhos e articulações.

Além disso, pelo fato de ser uma dieta rica em alimentos integrais, garante melhor funcionamento do intestino.

Outro ponto extremamente positivo é que nesse tipo de dieta são excluídos alimentos industrializados com alto teor de açúcares, sódio e conservantes, fast food e massas, que são alimentos relacionados com o aumento de peso corporal, risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial e cardiopatias.

Segundo a doutora, não existem pontos negativos na dieta nórdica, desde que haja bom senso. Lembrando que todo tipo de dieta deve ser proposto por um profissional capacitado, e deve estar de acordo com as necessidades do paciente. Seguir uma dieta por modismo, sem conhecimento, pode ser prejudicial à saúde, finaliza Nathalia.

Sobre Nathalia Danelli  

A médica Dra. Nathalia Danelli, é um dos grandes destaques no Brasil, quando se fala em nutrologia, emagrecimento saudável e cuidado preventivo.

Seu conceito inovador de transformar vidas através da reeducação alimentar e atividades físicas, lhe rende agendas lotadas nas 3 unidades do Instituto do Peso, clínica de emagrecimento que ela fundou em São Paulo, e que está em processo de expansão para outros estados.

Nathalia já atuou em grandes hospitais, mas sua competência e coragem para encarar novos desafios, foram o impulso necessário para ela abrir sua própria clínica. A ideia não podia ter sido melhor, só no primeiro ano de funcionamento o Instituto já atendeu mais de 3 mil pacientes.

“Me apaixonei pela nutrologia quando vi pela primeira vez uma medicina que se preocupava não somente em tratar o paciente doente, mas justamente em impedir que o paciente adoeça” Dra. Nathalia Danelli

Formada em Medicina pela Universidade Cidade de São Paulo, é pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia, especialista em Nutrologia Hospitalar pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e possui mais duas pós-graduações em Terapia Nutricional pelo GANEP e Endocrinologia pela IPEMED.

Além de ser figura presente nos grandes veículos de comunicação, a Dra. Nathalia, também faz sucesso no Instagram, onde mostra sua rotina de mãe, mulher, médica, empresária e compartilha informações sobre emagrecimento saudável, longevidade, autoestima e ganho de massa muscular.