Pular para o conteúdo

Pilates para fortalecer o sistema imunológico na gestação

 

Existem algumas maneiras de aumentar o sistema imunológico e uma delas é com a prática de exercícios físicos com intensidade moderada, como o Pilates, inclusive na gestação.  “O movimento muscular e o aumento da frequência cardíaca fazem com que as células imunes saiam de seus pontos de espera, como no pulmão, baço e linfonodos. Esse efeito aumenta o tempo de fortalecimento das defesas do organismo, assim, há mais células imunes circulando pelo corpo, preparadas e prontas para procurar e destruir o organismo invasor”, explica Natália Lima, Mentora Gestacional e Instrutora de Pilates do Espaço Tatva, em São Paulo.

Dessa forma, praticar Pilates de 30 a 60 minutos por dia, pelo menos 3 vezes na semana, é suficiente para desencadear e manter essa resposta imune. O sistema imunológico é a principal defesa do organismo, portanto, deve estar fortalecido.

O processo com as gestantes é o mesmo, o sistema imune funciona da mesma forma na gravidez. “Desde que tenha autorização do médico, a gestante pode começar a se exercitar no momento que souber que está grávida até o dia do nascimento do seu bebê, porém, é preciso ver as limitações de cada mulher para dar o melhor treino para cada uma delas”, diz a mentora.

Outra dúvida bastante comum é em relação ao puerpério. “O Pilates pode ser feito depois da quarentena e sempre com autorização médica, porém, deve ser de baixa intensidade e por menor duração de tempo, pois, na amamentação muitas calorias são perdidas e devemos poupar o corpo”, relata Natália.

Outros benefícios que o Pilates traz para o organismo são: aumento da resistência física , mental e da flexibilidade, correção de  problemas posturais, aumento de concentração, tonificação da musculatura, melhora da coordenação motora, promoção de menor atrito nas articulações, alívio de  dores musculares, melhora da respiração, relaxamento, elevação da autoestima, auxílio no controle de peso, eliminação de toxinas e facilitação da drenagem linfática, melhora de postura e de resistência muscular.

Outras formas de aumentar o nosso sistema imune são: dormir adequadamente, evitar situações de estresse e uma alimentação equilibrada.

 

Natalia Lima: 

CRTH-BR 6478

IG: https://www.instagram.com/oficialnatalima/

Profissional multifacetada com inúmeras especializações e certificados nacionais e internacionais na área do bem-estar, Natália Lima descobriu seu talento quando enxergou que a associação de todas as áreas que atua, além de melhorar, pode até curar algumas patologias. Com isso, montou um espaço, o TATVA em São Paulo, onde o conceito é melhorar a qualidade de vida das pessoas oferecendo técnicas corporais variadas para todas as idades como Pilates, Yoga, Ballet e Movimentos.

Apaixonada por Medicina Chinesa, é adepta da Medicina Integrativa que envolve influências físicas, mentais, sociais, emocionais, espirituais e ambientais. Tem como objetivo trabalhar o bem-estar sistêmico das pessoas, desenvolvendo um método mais abrangente que compreende desde exercícios físicos, às terapias, como misturar drenagem com acupuntura, por exemplo. “A união de pilates, homeopatia, massagens e acupuntura faz milagres”, explica Natalia.

Oferece apoio total à saúde da mulher, incluindo também toda a fase gestacional com programas específicos, proporcionando uma gestação equilibrada, serena e mais saudável para as mães e seus bebês, trazendo uma experiência única com o parto humanizado, adequado à realidade da genitora. Como Mentora Gestacional, associa, além dessas especialidades, sempre junto ao médico, drenagens, massagens e exercícios com acolhimento emocional e presença continua ao lado da gestante, também no pós-parto, apoiando a mãe com a amamentação de seu recém-nascido.

Espaço TATVA:

IG: https://www.instagram.com/tatvaoficial/

O TATVA é um espaço de autoconhecimento corporal, com foco na alta performance, reabilitação e qualidade de vida. Consiste na harmonização de várias técnicas complementares, desenvolvida de forma personalizada à realidade do aluno que, quando combinadas, fortificam os resultados, potencializando a energia da mente e do corpo, flexibilidade, força, resistência, performance e consequentemente, longevidade.

Localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, conta com aulas de Pilates, Yoga, Funcional, Mindfulness e Ballet Fitness e, terapias alternativas, como medicina chinesa (acupuntura), medicina integrativa (homeopatia, drenagem linfática) e gestantes (doulagem, exercícios gestacionais), entre outras.

TATVA: o melhor do seu tempo para você!