Pular para o conteúdo

Por que preciso de uma empresa para cuidar da minha marca


Foto criada por rawpixel.com – br.freepik.com

Tomar conta de um empreendimento é algo que consiste de um grande conjunto de responsabilidades, de forma a garantir que o melhor produto ou serviço seja direcionado ao seu público, mais do que isso, que a sua marca seja vista com um olhar positivo.

Pois o sucesso do seu negócio depende muito da maneira com a qual o público consumidor se relaciona com o nome da sua companhia, seja enxergando-a através de um filtro positivo ou não. O que irá impactar diretamente em sua relação comercial com seus clientes.

Consumidores esses que só iniciaram o seu processo de aproximação com uma marca diante da necessidade que apresentam, e como essa empresa trabalha para oferecer uma solução para essa questão específica.

Como uma pessoa que viaja bastante com os seus animais domésticos, e precisa de uma solução para garantir a melhor proteção dos seus bichos de estimação durante essas longas viagens de carro, questão resolvida com um cinto de segurança para cachorro.

A própria relação do mercado comercial com o público se faz a partir dessa associação, ao apresentar produtos e serviços que surgem como solucionadores dos problemas de seu público, o que o levará a concluir essa compra específica.

Em alguns casos, é possível com que as próprias marcas trabalhem com a criação de necessidades, estimulando o seu público a trocar de celular por um modelo mais avançado, além de trocar toda a sua linha de aparelhos eletrodomésticos.

Um conceito que passa por questões mais simples, como essas situações citadas, mas também por cenários mais complexos, como o estímulo à alimentação saudável, realizado por marcas voltadas à produção de alimentos naturais.

Tudo a incentivar um aumento na procura por estabelecimentos sobre onde comprar alimentos sem glúten, sendo esse o principal mercado de uma marca voltada a produtos feitos à base natural.

Mas para que uma marca tenha tanta influência com o seu público, a ponto de estimular o consumo direto dos seus produtos, ela precisa trabalhar a forma como é recebida pela sua audiência. Sendo essa a função dos serviços de branding.

Qual a função do branding para a sua marca?

O branding é uma estratégia que se encaixa entre as soluções apresentadas pelo marketing, que trabalha com o encontro de melhores saídas no que se resume ao processo de administração de um negócio, independente do seu setor ou até mesmo tamanho.

Tática essa que opera através de um processo de estruturação e gestão de uma marca, em inglês brand, o que dá nome a essa estratégia, dando movimento e ação à marca específica que será trabalhada pelos profissionais especializados na área.

Sendo essa uma estratégia comum no mercado, no qual as empresas trabalham não apenas com a manutenção da qualidade dos seus produtos e serviços a serem oferecidos, mas também com a imagem que essa companhia tem em frente ao seu público.

Mesmo com essa popularidade, as origens do branding não são muito claras, apesar deste ser um tema que passou a circular nos estudos de marketing a partir dos anos 60-70, identificando um trabalho especializado nas marcas ao venderem também o seu nome.

Apropriando-se então de conceitos que ajudem com que essa companhia seja vista pelo seu público por um viés, específico, como uma empresa de metalúrgica, que busca atrelar aos seus serviços um conceito de segurança e qualidade, aumentando assim sua procura.

E para que essa associação da sua marca a um conceito seja realizada pela sua audiência, é preciso trabalhar então com elementos que ajudem a destacar essa identidade da empresa, operando quase como a humanização dessa companhia.

Entre os tópicos relacionados a construção visual e comunicativa de uma marca, é possível destacar alguns como:

  • Nome da companhia;
  • Slogan;
  • Cores usadas na identidade marcas;
  • Fonte presente no logotipo;
  • Utilização de símbolos próprios.

Um conjunto de elementos que podem fazer com que um indivíduo consiga remeter a uma marca específica sem ao menos ouvir o nome da tal companhia sendo citada, como um famoso jingle de rádio pertencente a uma marca de refrigerante.

Além de outros elementos comuns a cada área comercial, como a predominância da cor branca em marcas voltadas ao setor de produtos de limpeza, ou que realiza serviços de limpeza de escritório, utilizando desse tom claro para remeter ao conceito de higiene.

Ao utilizar dessa série de elementos, um serviço de branding acaba também por estabelecer o posicionamento de uma marca no mercado, sendo vista através de conceitos específicos, destacando diante os seus concorrentes e diretamente ao seu público.

Algo essencial no atual mercado competitivo, no qual as companhias disputam frequentemente pela atenção do usuário, que com a chegada das ferramentas digitais passam a ser atingidos por anúncios frequentes nos mais variados momentos.

No que se encontra uma boa oportunidade para que uma empresa que opera com a instalação de cameras de segurança consiga trabalhar a longo prazo com os conceitos de proteção que estão associados aos seus serviços.

Por meio de plataformas de amplo contato, sendo possível desenvolver técnicas de alcance aprimoradas, que destacarão os serviços de uma marca em diferentes momentos, reforçando os ideais presentes nessa companhia aos seus consumidores.

Sendo assim uma relação capaz de aumentar a percepção do público sobre sua marca, capaz de elevar o número de vendas, o que faz com que esses serviços de branding tenham que ser realizados por mãos experientes.

Tudo para que os maiores benefícios possam ser conquistados pelas empresas que adotam esse tipo de estratégia.

Por que recorrer ao serviço de branding?

Cuidar do branding da sua marca pode até operar com alguns conceitos similares ao que se refere à administração de um negócio, como na manutenção do interesse do seu público, a necessidade por canais e materiais específicos, entre outros.

Contudo, existem certas especificidades que somente um profissional de marketing conseguirá identificar durante a gestão e aplicação das estratégias de branding.

Diante disso, é importante desde um comércio menor, como uma confeitaria de pequeno porte, assim como um grande e industrial laboratório que faz análise de água, contarem com os serviços de uma agência de publicidade especializada nesse assunto.

Tudo para se ter acesso a benefícios como:

Reconhecimento do público

Mesmo uma pessoa que não consome bebida alcoólica pode ter conhecimento sobre as principais marcas de cerveja no mercado. Isso se dá pela amplitude de mercado conquistada por essa empresa, sendo reconhecida pelos mais diferentes públicos.

Sendo essa uma das principais funções de um bom serviço de branding, garantindo que uma marca seja identificada através do seu nome, ou até mesmo um elemento visual a ela ligada. Importante para que seja possível iniciar um provável processo de compra.

Maior identificação dos clientes

Logo após uma marca ser reconhecida por um cliente, se inicia um trabalho mais específico, voltado ao fortalecimento da relação desse indivíduo com os serviços e produtos oferecidos por tal companhia, aumentando assim sua identificação com a marca.

Algo capaz de aumentar no número de vendas alcançadas por essa companhia, enquanto o público associa o trabalho de uma locação máquina de café com conceitos de praticidade e conforto, que podem ser oferecidos aos visitantes de um estabelecimento comercial.

Prestígio da companhia

Outro conceito a se destacar entre os serviços de branding é a construção de uma imagem renomada aos seus negócios, permitindo com que o seu público passe a enxergar o trabalho realizado por sua companhia como algo de importância e destaque.

Capaz de afetar até mesmo na longevidade dessa empresa no mercado, ao garantir que os serviços sejam procurados com mais frequência, por se tratar de um nome forte no setor comercial, a ser reconhecido até mesmo por quem não consome esse tipo de produto.

Destaque em cima dos concorrentes

De fato é importante ser reconhecido pelo seu público, mas também é de grande relevância ser identificado como algo a ser visto com atenção pelos seus concorrentes. O que só acontecerá se a sua empresa apresentar conceitos que destaquem sua companhia.

Garantindo assim que um cliente interessado na implementação de um sistema de automação de cortinas e persianas para o seu escritório, procure diretamente ao serviço de uma companhia, em relação aos seus concorrentes.

Gestão da empresa em si

O serviço de branding, ao ser bem aplicado, pode ser responsável até mesmo por uma melhor administração do seu negócio como um todo, trazendo diferentes benefícios comerciais ao seu empreendimento.

Pois ter um nome forte no mercado significa contar também com facilidades no que envolve diversos setores da empresa, com as equipes de marketing e vendas, que juntas poderão garantir um melhor rendimento em cima desse negócio.

Um trabalho que começa no serviço de branding e termina no alcance dos melhores resultados possíveis à administração do seu empreendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.