Pular para o conteúdo

5 elementos da degustação de vinho

foto de PhotoMIX Company no Pexels

Nada como um bom vinho para relaxar após um dia corrido de trabalho ou para comemorar as conquistas da vida. 

Existe uma grande diversidade de vinhos de diferentes cores e sabores, possibilitando harmonizações perfeitas para cada comida ou evento. Os sabores se dividem dos mais doces aos mais amargos, e para serem apreciados é importante saber como fazer a degustação.

Você consegue perceber as múltiplas sensações que um só vinho pode transmitir. Para isso vamos mostrar os 5 elementos principais. 

Corpo

Quando abordamos o corpo do vinho, estamos falando sobre a densidade do sabor que você sente em sua boca

  • aguado: com uma densidade pequena;
  • leve: um pouco delicado, mas com qualidade; 
  • médio ou bom corpo: tem uma boa densidade mas não é tão encorpado;
  • encorpado: é aquele mais denso, concentrado e às vezes viscoso;
  • pesado: muito denso. 

Doçura

 A doçura está ligada a cada tipo de produto e o sabor adocicado vem da própria uva que é feito o vinho. Algumas deixam o sabor doce mais marcante e outras nem tanto. 

Os nomes usados para diferenciar a doçura são:

  • seco: aquele que não se nota a doçura; 
  • meio seco: pode até sentir, mas não é tão presente
  • suave: traz um paladar macio;
  • vinho doce: tem o sabor nítido e intenso. 

Acidez 

O vinho pode conter uma certa acidez, e para conseguir definir o quão ácido é, você deve se atentar a sua salivação. Quando algo ácido entra em contato com a mucosa da sua boca, ela produz uma grande quantidade de saliva. Logo, se você degustar um vinho e sua boca salivar muito, ele tem uma acidez acentuada e vai conseguir sentir nas bordas da língua . 

Amargor

Você pode sentir o amargor do vinho de acordo com os taninos, geralmente em vinhos mais novos. Vinhos muito tânicos ficam ainda mais amargos em altas temperaturas  e essa sensação é passada pelo fundo da língua. Caso os taninos sejam muito finos e maduros pode causar um sabor desagradável. 

Álcool 

Cada vinho precisa ter um teor alcoólico que harmonize perfeitamente o sabor. O álcool vem da fermentação das uvas, dependendo somente da concentração de açúcares no fruto. Na degustação o álcool se torna perceptível através de um sabor doce e traz uma textura macia na boca, apresentando um equilíbrio junto aos taninos que trazem um certo amargor.