Início » A importância de se manter atualizado na sua área de trabalho

A importância de se manter atualizado na sua área de trabalho

Foto de Kaushal Moradiya no Pexels

De acordo com um estudo feito pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), com recrutadores, 45% dos profissionais eliminam um currículo de um processo seletivo em até 20 segundos. Já outros 42% demoram um minuto para descartar o documento de um candidato, enquanto 11% ignoram o perfil em 10 segundos. 

Outro estudo do BNE mostra os motivos pelos quais os candidatos não são aprovados logo na triagem dos currículos. Para se ter uma idéia, sete a cada dez recrutadores eliminam um profissional porque ele não tem experiência. 

Já 25% dos profissionais eliminam um candidato por causa dos erros de português e 6% são descartados pela falta de especialização. 

Com base nesses dados, é possível afirmar que não importa se você está tentando uma vaga de estágio, a primeira oportunidade no mercado de trabalho ou simplesmente quer mudar de área: a atualização é primordial. Caso contrário, perderá vantagem competitiva em relação aos concorrentes. 

Além da possibilidade de não avançar em um processo seletivo, atualizar o currículo profissional é essencial por outros motivos. Descubra!

Ajuda a melhorar o networking 

Se você pretende aumentar as chances de oportunidades de carreira, recomendamos criar e manter uma rede de contatos profissionais extensa. 

Conhecida como networking, ela é fundamental para todos os setores. Afinal, as conexões podem ajudá-lo a trocar experiências, tirar dúvidas em relação às estratégias da área, fazer parcerias e até conseguir uma boa oportunidade no mercado de trabalho. 

“Em 2019, participei de um evento de marketing digital online. Após conhecer alguns profissionais, um deles, eu construí uma relação mais próxima. Depois de dois meses, teve uma vaga disponível na empresa dele. Ele me indicou, participei do processo seletivo e consegui a vaga”, conta o jornalista Matheus de Azevedo, 32 anos. 

Porém, com as dificuldades do dia a dia, nem sempre é possível reservar um período da rotina para investir no networking e conhecer outras pessoas da sua área, não é mesmo? 

O lado positivo é que isso não é motivo para ficar escondido em seu escritório. Em um curso de atualização profissional, por exemplo, você terá contato constante com outras pessoas do setor, seja professor ou alunos. Sem dúvidas, é um ótimo momento para potencializar a sua agenda de contato e conquistar bons retornos com essas conexões. 

Aumenta as oportunidades no mercado de trabalho 

As empresas, independente do setor, dão preferência para aquelas colaboradores que focam em crescimento e buscam várias formas de aprender. 

O funcionário pode até entender como funciona a empresa, o mercado e concorrentes, mas se ele entra na famosa zona de conforto, a chance de conquistar uma promoção ou participar de um grande projeto é menor. 

Por outro lado, o colaborador que dedica um período da sua rotina para atualização profissional conhece as principais tendências do setor. Além disso, consegue se destacar na empresa, uma vez que o aprendizado adquirido faz com que ele trabalhe com mais qualidade. 

O profissional que se mantém atualizado passa a ser visto com outros olhos não só pelos gestores da sua organização, mas também por outras companhias.

Possibilidade de alcançar um cargo de liderança

Se o seu foco é conquistar um cargo de liderança, a atualização profissional não pode ser ignorada. 

Imagine que você tem muito conhecimento na área e sempre foi um destaque na empresa, mas ainda não conquistou o cargo de líder. A falta de habilidade e competência  pode ser o obstáculo que te impede de dar o próximo passo. 

Uma dica interessante é observar quais são as necessidades mais urgentes da companhias e adaptá-las com os seus objetivos profissionais. 

Para se destacar no mercado, vale contar com o apoio de instituições que sejam referências no assunto, como EW Cursos. Lá, você encontra cursos completos e com certificado. Há opções para a área de administração, marketing e vendas, indústria e tecnologia, entre outros. 

Após descobrir a importância de se manter atualizado na sua área de trabalho, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que influenciam no sucesso da sua carreira.