Pular para o conteúdo

Novas modalidades de Pix são atrativos para comércio

 

Duas novidades foram implementadas ao Pix no final de novembro: as funcionalidades de saque e de troco, que permitem que brasileiros consigam sacar dinheiro vivo em lojas e outros estabelecimentos comerciais, tal como em um caixa eletrônico. As novas modalidades podem ser uma oportunidade para beneficiar empresários, atrair clientes e alavancar negócios.

De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, professor Luiz Alberto Ferreira, os empreendedores devem aproveitar a situação para aumentar as vendas e apresentar seus produtos. “Com as novas ferramentas, os clientes podem retirar dinheiro em padarias, mercados ou qualquer outro ponto comercial, é a chance de abrir seus serviços ao público”, afirma.

No modo Pix Troco, o freguês informa ao vendedor que gostaria receber troco em dinheiro na compra de uma mercadoria – o total que aparece na nota do cliente é a soma do produto comprado mais a quantia solicitada. Já com o Pix Saque, uma pessoa pode visitar o estabelecimento que ofereça a modalidade e informar o quanto quer sacar e, depois da autenticação de pagamento, recebe o valor em espécie.

“Essas novidades no sistema são ótimas para pequenos negócios, que têm a chance de inovar seu empreendimento e fechar mais vendas para melhorar o fluxo de caixa”, explica Ferreira. “Os comerciantes que aderirem às ferramentas recebem uma tarifa que pode variar de R﹩ 0,25 a R﹩ 0,95, de acordo com o Banco Central (BC), por cada operação. É um modo de incentivar o serviço e ajudar nas finanças”, complementa.

O especialista explica que o estabelecimento pode determinar o horário que vai oferecer a função. “O empresário pode optar por disponibilizar as ferramentas no fim do dia, por exemplo, em um horário que tenha acumulado dinheiro efetivo e, assim, não corre o risco de ficar com grande quantidade de valor em caixa, o que pode evitar perigos de manutenção e de locomoção de quantias, além de roubos e assaltos”, pontua.

COMO ADERIR

Os representantes comerciais já podem, desde o final de novembro, solicitar as funcionalidades de Pix ao BC para serem agentes de saque e de troco. Para empresas que ainda não tem cadastro para coberturas dessa modalidade, é preciso, primeiro, definir em qual conta irá receber os pagamentos – mais de 700 instituições estão cadastradas, incluindo bancos e cooperativas. O estabelecimento, então, deve se adequar para disponibilizar o serviço (para oferecer um QR Code e Chave Pix aos clientes, por exemplo).

Os locais que trabalham com a funcionalidade estarão listados em uma plataforma de geolocalização e qualquer pessoa pode verificar, no aplicativo dos bancos em que tem conta, onde podem encontrar pontos de saques mais próximos.

O Pix foi implementado em 2020 e seu uso aumenta a cada mês. Segundo o BC, mais de R﹩ 502 bilhões foram movimentados no último mês de outubro e a quantidade de operações já supera a maioria dos meios de pagamentos tradicionais.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.