Pular para o conteúdo

Uso de suplementação alimentar é aliado em tratamento de ansiedade

foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a ansiedade é o transtorno mais presente durante a pandemia de Covid-19. A primeira amostra do estudo envolveu 17.491 pessoas com idade média de 38,2 anos (variação de 18 e 92 anos), das quais 98,1% não tinham sido diagnosticadas com Covid-19. Entre eles, 20,2% eram profissionais de saúde. Do total, a maioria era do sexo feminino (71,9%), de raça/cor autorreferida branca (61,3%) e casados (44,3%).

A ansiedade é um transtorno associado a diversos fatores, como falta de concentração e foco. E pode ter reflexos no desempenho cognitivo, pois o estado de ansiedade impacta em diversos sistemas fisiológicos. Os processos neuroquímicos, envolvidos no estado de ansiedade, podem interferir diretamente na cognição e nas tomadas de decisão. O seu tratamento envolve acompanhamento com psiquiatras, psicólogos e outros profissionais, que recomendam a adoção de hábitos saudáveis, que potencializam o bom desempenho cerebral. Além disso, existem alimentos e suplementos que auxiliam na melhoria das funções cerebrais, ajudando no controle das emoções.

A suplementação alimentar pode ser uma aliada para ajudar a melhorar pontos que estão em desalinho, como falta de proteína, vitaminas e minerais. Os suplementos também são recomendados por profissionais que reconhecem a necessidade de complementar a nutrição do corpo, para além da alimentação e atividades físicas.

Para o médico integrativo e ortomolecular, Dr. Adolfo Duarte, hábitos saudáveis são a base de uma vida saudável. “Se pensarmos pelo menos em alimentação, sono de qualidade e atividade física regular, temos um tripé fundamental para uma saúde excelente, o que traz, necessariamente, benefícios diretos ao desempenho cognitivo, atenção, foco e memória. Somando a tudo isso uma suplementação nutricional coerente e responsável, temos melhoras funcionais e prevenção de doenças também”, explica.

Suplementos como o Neuro All, da Nutrition’all, oferecem nutrientes eficazes para o funcionamento e aprimoramento das atividades no cérebro, contribuindo no impacto positivo da saúde mental. O Neuro All é um suplemento alimentar com compostos que atuam em sinergia estimulando funções cerebrais e respostas cognitivas, promovendo maior foco nos objetivos e melhora da memória e produtividade.

Entre os tratamentos utilizados para melhoria de foco, concentração e desempenho mental, a suplementação já é uma prática sólida, com evolução perceptível e que agrega novos produtos e práticas com esta finalidade. E o principal resultado percebido, em quem consome essa suplementação, é o de melhoria do desempenho mental, de forma geral.

A composição do produto também favorece o combate à fadiga psíquica, que é algo que aflige um número enorme de pessoas hoje em dia. “Eu gosto de usar esta combinação de ativos com os pacientes, por exemplo, que vão se submeter a provas e seleções, bem como com aqueles que estão em processo de construção de cursos e aulas e os resultados costumam ser muito bons. É uma combinação, inclusive, que eu uso”, complementa Dr. Adolfo Duarte.