Pular para o conteúdo

Especialista dá cinco dicas para driblar os desafios na criação de conteúdo para internet

foto de yan krukov no pexels

Trabalhar como criador de conteúdo não é fácil. Exige tempo de dedicação para buscar inspiração, criar e acompanhar as novidades de cada plataforma. Há alguns anos, inclusive, a profissão de creator nem existia, ou melhor, não era vista como um trabalho. Com a ascensão da creator economy isso mudou. A movimentação financeira do mercado só cresce e já transaciona cerca de US$ 108 bilhões ao ano.

Com o crescimento econômico a competitividade do mercado aumentou. Mais e mais pessoas descobriram uma oportunidade de trabalhar criando, impactando diferentes tribos, abrindo oportunidade de visibilidade para diferentes causas. Leo Soltz, CEO e cofundador da One Big Media, mediatech especializada em desenvolver e impulsionar creators, explica que falando assim parece fácil, basta ter uma ideia, criar e boom, sucesso imediato. “Mas não é bem assim. O sucesso dos creator exige inspiração, mas claro, muita transpiração também”.

E aí vem a pergunta de ouro: como se destacar nesse mercado? Leo Soltz lista cinco dicas abaixo que podem ajudar quem deseja investir na profissão. Confira:

Seja Original

A primeira dica é: seja original. A quantidade de conteúdo disponível no digital é imensa. Você pode até ter a sorte de produzir conteúdo sobre algo inédito, mas muito provavelmente já existirá algo sobre o tema. O pulo do gato está em ter um olhar autêntico, um enfoque diferente ou um approach que só você tem. Assim, mesmo falando sobre um tema recorrente é possível oferecer um conteúdo original e as chances de conquistar uma audiência que queira consumir o que só você tem a oferecer é muito maior.

Mantenha a constância

As plataformas em rede são um trampolim, mas também são um grande desafio. Postar conteúdo sem uma frequência definida não ajuda em nada o algoritmo a entender quem se interessa pelo seu conteúdo e fazer uma boa entrega. Se você não consegue produzir um volume alto, pelo menos tente manter a constância para que o algoritmo jogue junto com você.

Aumente o seu potencial de alcance

Muitas vezes, quando criamos conteúdo, queremos falar exclusivamente com um nicho bem específico. E isso não é um problema, mas um dos benefícios da internet é o cruzamento de interesses. Muitas vezes estamos rolando o feed do Youtube e quando percebemos estamos assistindo um conteúdo de um assunto completamente diferente do que o primeiro que você viu na plataforma. Então, como podemos fazer com que mais pessoas cheguem ao nosso conteúdo? Uma das estratégias é trabalhar estrategicamente as ferramentas de encontrabilidade, como o SEO. Outra aposta é entrelaçar outros temas que possam captar novos interessados para um conteúdo específico.

Interatividade é tudo

Mesmo que as plataformas digitais hoje sejam muito mais do que um espaço de interação, falar com a audiência é essencial. Interagir, estimular o diálogo, responder e dar voz pra quem consome seu conteúdo é importantíssimo. Não só para você se relacionar com as pessoas, mas também para melhorar seu engajamento nas redes – e não se engane, isso contribui bastante para o sucesso do seu canal.

Ser ágil

Por último, já ouviu aquele ditado – quem dorme no ponto perde o melhor da viagem? Pois é: ser ágil é uma dica e tanto. Ficar atento ao que está rolando e se antecipar a tendências ajuda a impulsionar o alcance do seu conteúdo . Pensa só, se você é um dos primeiros a criar conteúdo sobre um tema, a possibilidade de quem busca cair no seu vídeo é muito maior, certo? E claro, se você consegue fazer isso com frequência passa a ser visto como referência.

Sobre Leo Soltz, CEO da One Big Media

Leo Soltz é CEO da One Big Media, mediatech especializada em desenvolver e impulsionar creators por meio de modelo de sociedade com os canais. Bacharel em Administração de Empresas com extensão em Comércio Exterior e especialização em Marketing, Franchising e Estudos de Políticas Públicas, foi sócio e diretor de empresas de comunicação por vinte anos. Na vertical de entretenimento, implementou a festa mais popular de jazz em 10 cidades brasileiras – o Jazz Festival Brasil. No campo da responsabilidade social, foi idealizador da Turma do Cabralzinho, mascotes alusivos ao descobrimento do Brasil – uma positiva união entre entretenimento e educação chancelada pelo Governo Federal, e é também fellow do Espaço Criança Esperança (UNICEF/IBHF). Na última década dedicou-se à vertical de tecnologia investindo capital anjo em projetos nacionais e internacionais e, desenvolvendo e mentoreando startups em conselhos empresariais. Leo Soltz também desenvolveu em parceria com a gigante do setor, IBM, o primeiro reality show de startups do Brasil na web e atualmente também é membro do conselho consultivo da Sinergia, empresa de energia e mobilidade.