Pular para o conteúdo

Qual é a melhor idade para uma mulher engravidar?

Foto de RODNAE Productions no Pexels

 

Um dos sonhos de muitas mulheres é ter um bebê e iniciar uma família. Porém, é necessário entender qual é a melhor idade para uma mulher engravidar, seus riscos, vantagens, requerimentos e como é possível planejar uma gravidez e se preparar para chegada de um novo integrante na família.

Afinal, saber qual é a melhor idade para uma mulher engravidar é ideal para mães de primeira viagem que se encontram em dúvida sobre a possibilidade de engravidar e não compreendem aquilo que pode estar em jogo e os gastos que vêm com a chegada de um bebê na família.

Uma pesquisa prévia, além de uma análise com um médico especializado, pode ser precisa para determinar se o momento é correto para cada mulher. Porém, para determinar qual é a melhor idade para uma mulher engravidar, é preciso citar alguns fatores que ocorrem diariamente na vida de uma mulher, jovem ou não.

Qual é a melhor idade para uma mulher engravidar

Para determinar qual é a melhor idade para uma mulher engravidar, é preciso compreender que cada idade ou fase da vida tem um ciclo diferente que requer diferentes atividades diárias. Ao chegar aos 20 anos, por exemplo, uma mulher em 2021 costuma focar em seus estudos, cursos ou faculdade de escolha, e aumentará seu currículo profissional.

Antigamente, era comum que mulheres tivessem um bebê aos seus 19 anos, 20 anos ou até mesmo antes. Isso se dava por conta da falta de educação, conhecimento e sociedade patriarcal que reforçava a necessidade do início de uma família quanto antes para as mulheres.

Porém, nas últimas décadas, esses costumes mudaram. Felizmente, muitas mulheres decidem focar em si mesmas antes de decidir começar uma família. Contudo, isso não significa que alguém não possa engravidar aos 20 anos. A questão de qual é a melhor idade para uma mulher engravidar pode ser resolvida apenas pela própria mulher.

Como saber se estou pronta para gravidez?

Já que qual é a melhor idade para uma mulher engravidar pode ser algo que apenas a própria mulher deve determinar, é preciso entender alguns sinais para compreender se uma mulher está pronta para a gravidez, tem maturidade suficiente para cuidar de uma criança, tem a flexibilidade de lidar com diferentes tarefas ao mesmo tempo e que se sinta pronta para enfrentar desafios.

Sonhar sobre gravidez

O assunto sobre sonhar que está grávida é comum entre as mulheres, afinal é, muitas vezes, um assunto extremamente pertinente no mundo feminino que é mencionado muitas vezes. Por isso, muitas pessoas sonham por ouvir demais sobre o assunto da gravidez, mas, em alguns casos, isso pode significar que o desejo da gravidez possa ter iniciado na mente de uma mulher.

Maturidade é importante

Além de querer, uma grande questão é saber que pode investir nessa ação. A gravidez não significa apenas amor e cuidados, os cuidados nem sempre são fáceis. Portanto, uma mãe de primeira viagem precisa pensar em seu bem estar e se isso é realmente a escolha que ela deseja fazer antes de iniciar o processo.

Condições financeiras

A criança precisa ter cuidados que, muitas vezes, custam bastante para investir. Ou seja, o gasto com fraldas, comida extra, idas ao médico, muitas vezes com escola, mesmo pública, e outros fatores podem ser interessantes em considerar sobre a gravidez durante qualquer período da vida de uma mulher.

Tempo disponível

Enquanto é possível contratar babás e pedir a ajuda de parentes, mães devem considerar a necessidade que um recém nascido tem para com sua mãe. Os bebês são extremamente dependentes do cuidado materno e paterno, portanto, os pais devem ter disponibilidade em seu dia para ficar com a criança durante seus primeiros anos de desenvolvimento. 

Como planejar a gravidez?

Sabendo sobre qual é a melhor idade para uma mulher engravidar e entendendo que isso é algo a ser determinado pela própria mulher, é preciso entender como uma gravidez saudável e planejada pode funcionar. Antes de tentar engravidar, é preciso dos seguintes elementos dentro de casa:

  • Condição financeira para acarretar com os gastos do possível bebê, como comida, fraldas, ensino e brinquedos ou remédios;
  • Um quarto para o recém nascido;
  • Objetos como berço, brinquedos, fraldas pré-compradas e outros que podem ser obtidos antes do sexo do bebê ser revelado.

Enquanto esses são elementos que podem ser obtidos antes da gravidez ser um sucesso, eles podem ser obtidos também durante o período de gestação. Um casal deve se atentar a possibilidade de obter tudo que um recém-nascido precisa antes de sua chegada.

Além disso, uma gravidez planejada deve permitir com que a mãe descanse bem durante a gestação e que assegure-se da segurança do bebê e também da saúde materna. Assim, sabendo qual é a melhor idade para uma mulher engravidar não existe e deve ser determinada pela mulher, pode-se compreender que a gravidez é algo para todas e não é apenas sobre a idade.