Pular para o conteúdo

Ceia de Natal x Sistema Digestivo

Foto de Nicole Michalou no Pexels

 

A ceia de Natal é o momento que esperamos ansiosamente, não é mesmo? São inúmeras opções. Vários tipos de carnes, que são incomuns durante o ano, sobremesas, especiarias e frutas secas. Os pratos típicos e a fartura, somados as várias comemorações, torna quase impossível não devorar tudo sem freio. Então é comum que pessoas que já possuem algum tipo de desconforto intestinal sofram mais durante essa época do ano.

Para a médica infectologista e ortomolecular Flávia Cohen, da clínica FCV, tudo começa no intestino, que é o principal órgão do sistema imunológico, correspondendo a 80% dele, os exageros natalinos podem ocasionar problemas de intoxicação alimentar, que nem sempre está ligada a presença de bactérias, muitas vezes estão associadas a quantidade consumida.

“A intoxicação tradicional acontece devido à presença de bactérias, como a salmonela. Mas também pode ocorrer o que chamamos de diarreia hiper osmolar. Que é quando a pessoa não está acostumada a comer excesso de gordura e de doces. Trata-se, de certa forma, de uma rejeição do corpo aos alimentos ingeridos. O próprio organismo estimula a contração intestinal e a diarreia”, explica a médica.

Além de muita comida, festeiros erram também na mão na hora de consumir bebidas alcoólicas. As consequências podem ir desde uma intoxicação, como a embriaguez, até quadros que colocam em risco a vida, como a intoxicação hepática e o coma. Há também o risco de desidratação.

A mudança no ritmo e na rotina alimentar pode levar a problemas como a prisão de ventre.  A biomédica Adriana Lima, da clínica Viva Bem Spa (RJ), explica que um ser humano adulto e saudável pode acumular até 450g de bolo fecal por dia no organismo, enquanto alguém com intestino preso chega a acumular até 8kg entre uma ida e outra ao banheiro.

“O normal é ir ao banheiro duas vezes ao dia fazendo uma quantidade. Esse bolo tem que sair íntegro e encapsulado, e você pode avaliar isso através das passadas de papel que você faz para se limpar. Um intestino saudável sem dúvida te dará uma pele linda, unhas firmes, cabelo saudável e um dia sem estresse ou dores de cabeça”, garante a biomédica que já chegou a receber celebridades como os cantores Buchecha e Ludmilla em uma de suas clínicas.

Outro grande vilão é o açúcar. Difícil resistir a rabanadas, panetones e sobremesas natalinas, mas segundo Flávia, o intestino não foi feito para digerir quantidades abusivas e o exagero prejudica a flora intestinal e pode acabar destruindo as bactérias que fazem parte dela e auxiliam no trato digestório.

A especialista separou 3 dicas para passar ileso as festas de final de ano:

  1. Beber muita água: “Ela ajuda no inchaço, nas funções corporais, na digestão de carboidratos e açúcares. Além disso, a água é essencial para um bom funcionamento do intestino.
  2. Mantenha seu sono em dia: “o sono é essencial. Durante as horas em que estamos dormindo promovemos a desintoxicação corporal”.
  3. Equilíbrio: “Se você vai consumir alimentos mais gordurosos em um evento, durante o dia tente consumir alimentos mais leves e saudáveis nas outras refeições.