Pular para o conteúdo

Botox ajuda a gerenciar envelhecimento e tem segredo para o efeito durar mais

 

A aplicação de toxina botulínica (ou Botox, que é a marca mais reconhecida da substância) é um dos procedimentos mais buscados por quem quer manter a autoestima em dia. Tratar a aparência das linhas de expressão, arquear as sobrancelhas e levantar o canto dos lábios são algumas das várias aplicações na estética.

“O botox, normalmente, é o primeiro passo dado por quem quer se sentir melhor com sua aparência e pode ser feito a partir dos 25 ou 30 anos, justamente para dar início ao que chamamos de ‘gerenciamento do envelhecimento’, afirma acirurgiã dentista Talita Dantas, que atua na área de harmonização orofacial há seis anos.

A duração média do efeito da toxina botulínica no organismo é de quatro a seis meses, mas existem alguns fatores que podem acelerar a formação de novos neurotransmissores responsáveis pela contração muscular e que anulam o efeito da aplicação. “Quanto mais expressiva é essa pessoa, ou se faz atividade física intensa ou tem um metabolismo muito ativo, mais esse processo será acelerado. Como atividade física intensa, consideramos a pessoa que fica lá duas horas no crossfit suando excessivamente, fazendo careta e fazendo muita força para pular etc”, afirma.

Porém, segundo Talita, outros fatores também refletem na durabilidade da toxina botulínica, como o produto que é utilizado, a diluição que é feita pelo profissional e a quantidade de produto aplicado. Essa durabilidade também depende das técnicas de aplicação e da distribuição dos pontos de aplicação na face.

“Por isso, é extremamente importante que o profissional tenha conhecimento anatômico e estratégico personalizado para a aplicação no paciente. Os pontos de aplicação não são iguais e é preciso ter entendimento da ação muscular de cada paciente para um planejamento adequado seguido do resultado esperado”, pontua Talita.

Como fazer o botox durar mais?

A cirurgiã dentista afirma que não existem truques, mas um conhecimento científico que mostra que a prescrição de alguns complexos à base de zinco pode contribuir para melhorar a duração dos efeitos do procedimento. “Orientamos a posologia adequada para cada caso e o paciente faz uso do suplemento antes da aplicação. O zinco contribui para que as ligações químicas aconteçam de maneira favorável à duração da toxina botulínica”, explica Talita.

Aplicações em excesso causam “efeito vacina”

Depois de algum tempo, é possível perceber que as rugas ativas (linhas de expressão), voltam a aparecer quando movimentamos o rosto. “É necessário respeitar o intervalo mínimo de aplicação de quatro a seis meses para não gerar o “efeito vacina”, que é o mesmo causado pelo uso de medicamento sem prescrição e que faz o organismo criar resistência a ele. Esse tempo precisa ser respeitado mesmo que antes dele as rugas voltem a aparecer”, diz a cirurgiã dentista.

Para quem ainda quer aproveitar as festas de final de ano com a autoestima em dia, é possível fazer aplicações até 15 dias antes das festas. “A toxina botulínica tem recuperação tranquila e a partir de dois dias já começa a fazer efeito. Mas o ápice de seu resultado aparece em 15 dias, então é preciso planejamento para fazer dar certo”, finaliza Talita.