Dentes tortos: Saiba como corrigir esse problema


foto: kroshka__nastya – br.freepik.com

É notório que uma grande parte da população sofre com um problema importante relacionado à saúde bucal, que são os dentes tortos. Esse não é o único problema odontológico que a população tem de enfrentar, mas é um dos mais frequentes e que necessita de um cuidado maior. 

Para você ter uma noção da dimensão desse problema, a  Associação Americana de Ortodontia aponta que cerca de 66% da população possui condições relacionadas ao mau posicionamento dentário, incluindo, naturalmente, os dentes tortos.

Nesse sentido, esse é um tema que precisa ser discutido. É importante entender as principais causas desse problema e de que forma ele pode ser resolvido.

O que são dentes tortos?

De modo geral, a maioria dos adultos possuem 32 dentes na boca. Essa quantidade de dentes forma a nossa arcada dentária. 

Naturalmente, nem sempre essa é a realidade. É comum encontrar pessoas que possuem menos dentes, seja porque perderam os dentes ou porque precisaram arrancá-los devido a algum problema estrutural importante.

Por ser uma quantidade expressiva de dentes, em uma região “pequena”, é bastante comum que existam problemas estruturais relacionados aos dentes. Um desses problemas podem ser os dentes tortos, que modificam totalmente a aparência de um sorriso alinhado e bem estruturado.

Nesse sentido, os dentes tortos nada mais são do que a desestruturação do posicionamento dos dentes. Eles podem estar desalinhados, desajustados, inclinados para o lado direito ou esquerdo, entre outros posicionamentos distintos.

O que causa os dentes tortos?

A arcada dentária permanente começa a ser formada ainda durante a gestação das mães. Nessa etapa, são dados os primeiros sinais de como será formada a arcada dentária permanente dos bebês quando eles nascerem. 

Claro, podem haver modificações importantes por conta do nascimento e do desenvolvimento da criança, fase dos dentes de leite, etc. Mas, como esse processo já começa durante a gestação, vale destacar que uma das causas dos dentes tortos é a genética. Esse problema pode ser passado de mãe para filho durante essa etapa, sendo genético ou hereditário.

Durante consultas em clínica odontológica infantil, na fase da infância, é possível identificar outras questões que acabam causando esse problema, principalmente por conta do desenvolvimento da arcada dentária durante a infância. 

Durante essa fase, é natural que as crianças tenham o forte hábito de mastigar diversos tipos de objetos, que podem acabar danificando a estrutura dos dentes. Alguns exemplos são:

  • Chupar o dedo;
  • Mastigar canetas;
  • Mastigar lápis;
  • Morder;
  • Mastigar outros objetos. 

A alteração no posicionamento dos dentes, deixando-os tortos, também pode ser gerado através de fortes impactos, por conta do dente do siso, entre outras causas importantes. Muitas vezes, pode ser necessário o uso de aparelho dentário móvel para reverter esse tipo de posicionamento dos dentes.

Como reverter essa situação?

Como dissemos, essa condição de dentes tortos pode ser gerada por uma condição genética ou hereditária. Nesses casos, a situação é mais complicada, sendo necessário um tratamento mais longos e duradouros, que ajudem a restaurar o posicionamento dos dentes de maneira eficaz, como o uso de Aparelho transparente preço.

O tratamento com aparelhos, por exemplo, é um dos mais tradicionais da odontologia. Esse instrumento passou a ser desenvolvido antes de outros mais modernos, e vem sendo cada vez mais desenvolvido para que os resultados sejam cada vez mais eficazes. O aparelho fixo é o mais conhecido desses modelos, mas também existem os móveis e o aparelho odontológico transparente.

A disfunção no posicionamento dos dentes pode gerar problemas importantes para o organismo. A fala, a respiração e essencialmente a mastigação são prejudicados por conta dos dentes tortos, visto que, os dentes mais próximos buscam se ajustar automaticamente, alinhando para o lado prejudicado. 

Isso também ocorre quando existe a ausência de um ou mais dentes na boca.

Além disso, os dentes tortos podem prejudicar a qualidade do sorriso, influenciando na estética e autoestima das pessoas que sofrem desse problema. Nesses casos, podem ser buscados tratamentos alternativos, como o uso de faceta dentária.

Esse e outros tratamentos fazem parte do rol de procedimentos da odontologia estética, que estão sendo desenvolvidos cada vez mais para ampliar as possibilidades dos tratamentos. 

Esse instrumento ajuda a ajustar o posicionamento dos dentes, além de trazer uma série de benefícios adicionais, sendo muito buscado e recomendado nos dias atuais. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 

Anterior Psicologia do trânsito: como vencer o medo de dirigir
Próxima Multiverso do cibercrime chega ao novo filme do Homem-Aranha: Kaspersky detecta golpes, saiba como se proteger