Pular para o conteúdo

Healthtech Alice lança livro digital de receitas para ajudar brasileiros a serem mais saudáveis

Ebook Alice na Cozinha: além de versão para onívoros e reducetarianos (foto), healhtech tem também versão para vegetarianos e veganos.

 

A healthtech Alice, primeira gestora de saúde do Brasil, lança nesta quarta-feira (15) o Alice na Cozinha – ebook gratuito de receitas práticas, saudáveis e saborosas, com mais de 90 opções para a ajudar a população brasileira a ter uma alimentação consciente.

O livro pode ser acessado em alice.com.br/ebook-alice-na-cozinha e traz receitas testadas, aprovadas e criadas pelas nutricionistas da Alice. A iniciativa está alinhada com a missão da healthtech de tornar o mundo mais saudável, contribuindo com o fortalecimento do consumo de alimentos in natura e minimamente processados.

O ebook foi criado no formato de plano alimentar com café, almoço, jantar e snacks, além de bebidas e smoothies. Há opções para vegetarianos, veganos, onívoros e reducetarianos — pessoas que reduzem o consumo de ingredientes de origem animal na dieta.

“Comer de forma saudável muitas vezes está associado, no imaginário das pessoas, a dietas restritivas ou pratos complexos. O papel desse ebook é desmistificar esse cenário concedendo as ferramentas necessárias para que cada um possa compreender como incluir a alimentação saudável na rotina” explica a nutricionista da Alice, Priscila Fassini, Pós-doutora pela Harvard Medical School e Professora Colaboradora na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Os livros contam ainda com o detalhamento de ingredientes, modo de preparo e informações para estimular o desenvolvimento de habilidades culinárias e de hábitos alimentares baseados em comida in natura.

A falta de alimentos in natura na dieta dos brasileiros 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças, o que equivale, aproximadamente, ao consumo diário de cinco porções desses alimentos.

De acordo com os dados preliminares do Vigitel 2020, pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, o consumo regular de frutas e hortaliças no Brasil é feito por menos de 50% da população, sendo a frequência média de apenas 32,7%.

Por outro lado, 18,5% dos entrevistados apontam que ingeriram cinco ou mais alimentos ultraprocessados — como embutidos, pão de forma, biscoito, sorvete, lasanha e outros pratos prontos congelados — em um período de 24h antes da entrevista.

“Diante do cenário alimentar do Brasil, o acesso à nutrição tem que estar cada vez mais presente na atenção primária, para que a alimentação saudável seja uma agenda pautada por introdução de novos hábitos alimentares que façam sentido com o contexto e expectativa de cada pessoa.”  explica a nutricionista.

Criada para tornar o mundo mais saudável

Na Alice, todo membro tem um Time de Saúde que o acompanha desde o seu primeiro dia. Essa equipe é formada por enfermeiros, médicos, preparadores físicos e nutricionistas, e tem a missão de ajudar o membro a montar um plano de ação para uma vida mais saudável.

Além do acompanhamento por meio de consultas individuais, a Alice oferece ainda Rodas de Conversas de Nutrição, lideradas pelos nutricionistas da healthtech. Esse espaço de troca aborda de forma descontraída diversos temas sobre alimentação, sem restrições e sem tabus. Os encontros estão disponíveis somente para membros da startup e acontecem mensalmente.

SOBRE ALICE

A Alice é hoje considerada a mais promissora healthtech brasileira. Lançada ao mercado em junho de 2020 como a primeira gestora de saúde do país, tem por missão tornar o mundo mais saudável.

Fundada em 2019 por André Florence, Guilherme Azevedo e Matheus Moraes, a healthtech já recebeu 47,8 milhões de dólares de investimento dos fundos ThornTree Capital Partners, Kaszek Ventures, Canary, Maya Capital e Endeavor Catalyst. Em fevereiro de 2021, a startup realizou a maior captação em Series B para uma healthtech no Brasil no valor de 33,3 milhões de dólares.

Os membros da Alice são acompanhados por um Time de Saúde — formado por médicos, enfermeiros, nutricionistas e preparadores físicos — que tem o papel de apoiá-los ao longo da vida, definindo um plano de ação mirando decisões mais saudáveis e os ajudando a navegar pela Comunidade de Saúde da healthtech (especialistas, hospitais e laboratórios).

Atualmente, essa comunidade possui nove hospitais, mais de 200 unidades de centros de diagnóstico e médicos especialistas de excelência. A Alice oferece 30 opções de planos modulares, todos registrados na ANS, e que podem ser definidos conforme a preferência de cada membro.

Os membros contam ainda com a Casa Alice, clínica proprietária da empresa desenhada para ser um espaço acolhedor, que não se parece em nada com uma tradicional.

Mais informações em: www.alice.com.br