Pular para o conteúdo

Star Wars: descubra a ordem mais interessante para assistir à franquia

(crédito: divulgação istock)

A franquia de Star Wars é uma das mais populares do cinema e seus filmes marcantes se tornaram referência na sétima arte. Para além da sua grande legião de fãs, pessoas que se sentem interessadas em entrar para o universo de Guerra nas Estrelas, no entanto, se deparam com a confusão sobre qual a ordem correta para assistir a cada uma das produções O guia a seguir visa esclarecer algumas dúvidas frequentes e propor a melhor forma para aproveitar o que a saga de ficção científica tem de mais especial a oferecer.

As dúvidas sobre qual seria a ordem correta para começar a acompanhar esse universo espacial se deve à numeração dos títulos, que é diferente da ordem de seus lançamentos. Ao todo, são nove longas-metragens que recebem os títulos de Episódios de I a IX, além de mais dois spin-offs – histórias paralelas que derivam da original, mas que, a princípio, não interferem diretamente no progresso do enredo principal.

Para entender melhor, os filmes podem ser divididos entre três trilogias diferentes e dois spin-offs que contam como antologias.

Trilogia original

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)

Trilogia Prequela

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)

Trilogia Sequela

Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)

Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019)

Antologias

Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

Han Solo: Uma História Star Wars (2018)

A ordem escolhida para começar a assistir vai depender de cada um. Muitos iniciam a jornada assistindo aos filmes na ordem em que eles foram lançados, enquanto outros experimentam a partir da sequência cronológica dos episódios. Entretanto, muitos fãs declaram que essas não são as sequências mais adequadas, pois podem tirar a emoção de alguns acontecimentos memoráveis, que são enfatizados pelas sequências alternativas.

Pensando em um melhor aproveitamento da história, um grande fã da série ficou conhecido na comunidade ao propor uma ordem que ficou conhecida por seu nome, a Ordem Ernst Rister. Essa ordem propõe a seguinte sequência: Episódio IV, Rogue One, Episódio V, Episódio I, Episódio II, Episódio III, Han Solo, Episódio VI, Episódio VII, Episódio VIII e Episódio IX.

Essa sequência dá destaque a algumas revelações do enredo, assim como não apresenta spoilers de acontecimentos entre um filme e outro, trazendo surpresas na medida certa e também não deixando pontas soltas no roteiro da aventura. Essa ordem pode ser assistida tanto por iniciantes que desejam começar a admirar esse fenômeno do cinema, quanto por fãs mais antigos que gostariam de maratonar os filmes novamente para se divertir e se aprofundar mais na história.

O impacto e sucesso do primeiro Star Wars, em 1977, ditou os rumos dos próximos lançamentos para as telonas e marcou o mercado como um dos precursores dos chamados blockbusters, os filmes com orçamentos grandiosos e arrecadação de bilheteria igualmente brilhante, que contam também com o licenciamento em outras mídias e produtos, como livros baratos, quadrinhos, jogos, brinquedos e roupas.