Pular para o conteúdo

Projeto amplia ajuda a pequenos e médios negócios de São Paulo

Foto de Nattaphat Phau no Pexels

Criado logo no início da pandemia, em março de 2020, o Transforme SP já conseguiu, em um pouco mais de um ano, beneficiar 150 micro e pequenos negócios em todo o estado, movimentando cerca de R﹩ 60 mil no período. O programa, tocado pela Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP), leva soluções e consultorias a pequenos empresários, de forma gratuita, diante dos impactos econômicos causados pela Covid-19. A meta é alcançar 800 empresas até o final do mês de outubro.

– Implementamos um modelo onde podemos atender simultaneamente diversas empresas, como, por exemplo, colocando 10 empresas juniores atendendo grupos de até quatro pequenos negócios ao mesmo tempo. Podemos ainda realizar workshops com até 250 participantes. Caso haja necessidade de um número ainda maior, podemos fazer via Youtube – explica o Presidente Executivo da FEJESP, Victor Rodrigues.

São Paulo reúne, atualmente, 205 empresas juniores, com representatividade em 45 cidades. O estado conta com 4.200 empresários juniores. Em 2021, o segmento faturou R﹩ 10 milhões e propiciou mais de quatro mil soluções às pequenas e médias empresas.

– As micro e pequenas empresas foram as mais impactadas desde o início da pandemia. Muitas acabaram não resistindo e foram obrigadas a fechar. O objetivo do Transforme SP é auxiliar este segmento, contando com a parceria de instituições que se preocupam com o fortalecimento desse ecossistema de negócios. Acreditamos que, dessa forma, temos condições de contribuir com a retomada econômica do estado, o que beneficiará a todos – detalha Rodrigues.

Recentemente, a FEJESP, via Transforme SP, realizou consultoria junto à Aliança Empreendedora, que reúne mulheres empreendedoras de baixa renda. A iniciativa mobilizou 378 inscrições e incluiu a realização de workshops sobre Educação Financeira. No início de outubro, está marcada uma rodada de ações com empresas do setor de bares e restaurantes. Os encontros podem reunir 800 empresários. Haverá workshops sobre Marketing, Educação Financeira e Gestão de Pessoas.