Pular para o conteúdo

Dicas de harmonização para a Ceia de Final do Ano

Natal Harmoniza com Vinhos

As festividades do fim de ano exigem uma mesa ornamentada, família reunida, boa comida e bebida. Tradicionalmente, essa época do ano combina muito bem com vinhos e espumantes. A ceia de Natal, então, tem pratos diversos que acompanham tanto o tinto quanto o branco.

Pensando nesse jantar mais que especial, a Grand Cru preparou sugestões para diversificar os pratos natalinos, aprimorar o paladar e unir as pessoas queridas em volta à mesa, independente de ter ou não passas no arroz. Já preparou o caderninho? Lá vem as dicas.

Para as entradas três alternativas, começando com uma solução simples, mas que  sempre gera dúvidas, que é a hora de montar tábuas.  Quais frios selecionar, quão diverso tem que ser? Neste caso, a melhor aposta se baseia no conceito de menos é mais. Uma tábua de Brie, salame e castanhas fica linda e  harmoniza muito bem com o vinho Berne Aop Inspiration.

Outras opções de entradas são a burrata com tomatinho cereja que combina com o Mazzei Azisa e/ou com o Leyda Single Vineyard Las Brisas Pinot Noir. Para fazer diferente, o hommus de beterraba é versátil, deixa a mesa com aquele colorido e pode ser apreciado com os rótulos Pizzorno Mayusculas Tannat Macer Carbonica e com o Estandon Heritage.

Nos pratos principais, a importadora pensou em atender, também, os vegetarianos, como uma deliciosa quiche de cogumelos que terá seus sabores realçados com os vinhos Leyda Reserva Syrah, ou o vinho Eminia Perini Merlot.  Outra opção é uma lasanha de berinjela com ricota que casa com rótulos como o Niepoort Dao Conciso Tinto.

Tradicionais e clássico, as estrelas da noite: o salpicão de frango pede o vinho Poderidal Nespoli Pinot Bianco Dogheria. E, que tal, um molho de laranja para temperar o frango ou peru de natal? Fica perfeito com os rótulos Kracher K. e com o Zuccardi Serie a Torrontes.

As sobremesas, não podem faltar:  manjar de coco com calda de frutas vermelhas, que todo mundo sabe que ficam ótimas com espumantes, e por isso, a indicação é o  Nocturno Demi Sec, que é um ótimo acompanhante e vai trazer um ar de frescor na boca.

Para finalizar com chave de ouro, sabe aquela preguiça de, depois de tudo isso, ainda ter que pensar na sobremesa? A solução também é uma dica de presente, ótima, que são os panetones Grand Cru. Em três sabores, Bites, com pedaços de chocolate, harmoniza com o vinho Niepoort Tawny; o de Vinho do Porto que se une ao San Marzzano Passito e o de Frutas que pede o Harverst Sauvignon Blanc.

Com absoluta certeza essa ceia vai ser a melhor de todas! Se precisar fazer o cálculo de quantas garrafas de vinho vai precisar para essa celebração, aqui vai a última dica: uma garrafa de vinho serve até quatro pessoas, dando 187ml para cada. No site da Grand Cru e nas lojas, é possível achar todos os rótulos acima.

Sobre a Grand Cru

A Grand Cru é a maior importadora e distribuidora de vinhos premium do Brasil. Fundada em 1998, hoje possui um portfólio com mais de 1300 rótulos de todo o mundo entregue para qualquer região do país. É a única empresa do segmento com forte atuação multicanal, incluindo franquias, lojas de operação própria, live commerce, app, e-commerce, clube de assinaturas e distribuição aos melhores restaurantes, hotéis e bares, além de empórios e supermercados. São décadas de tradição sendo reconhecida como sinônimo de qualidade pela experiência única que proporciona aos apaixonados por vinhos, dos experts aos iniciantes, com selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como uma das melhores para se trabalhar. Site: www.grandcru.com.br