Pular para o conteúdo

Cuidados com a pele no verão: tratamentos caseiros podem ser prejudiciais?

 

Para muitas pessoas, a chegada do verão significa aumento da preocupação com a estética. Segundo o Google, as palavras relacionadas ao cuidado com a pele são muito mais buscadas em dezembro e janeiro do que nos meses de inverno. Além do aumento pela busca por procedimentos, cresce também o número de pessoas que recorrem à tratamentos caseiros, disponíveis aos montes pela internet. No entanto, os especialistas alertam que é preciso cautela antes de seguir essas receitas supostamente milagrosas.

Paula Mota Vasconcelos é Fisioterapeuta Dermato-funcional e coordenadora da pós-graduação em estética do Centro Universitário Newton Paiva. Ela chama atenção para as receitas de tratamentos caseiros de pele à base de mel, que não têm eficácia nem segurança comprovada.

“Trata-se de um produto que possui de fato propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes quando ingerido. No entanto, pode desequilibrar o pH cutâneo, e aumentar os riscos de afecções maiores, como rosácea, dermatite e alergias, ou ainda proliferação de fungos”, explica a especialista.

Outro grande vilão das receitas caseiras é o limão. Segundo Paula, na maioria das vezes ele produz um efeito contrário ao que é prometido. “Muitas pessoas o utilizam esperando se livrar de manchas. No entanto, o limão possui uma substância fotossensível chamada furocumarina que, quando exposta ao sol, provoca uma queimadura na pele, manchando-a ainda mais”, alerta a fisioterapeuta.

No entanto, a profissional esclarece que há sim produtos em casa que podem ser usados eventualmente na pele, como é o caso do café para esfoliação, por exemplo. Mas, ela alerta que ainda assim é indispensável a consulta com um profissional, porque os grânulos irregulares do produto podem arranhar a pele se utilizados de forma errada. Além disso, Paula lembra que nem toda pele tem indicação de ser esfoliada.

Por fim, para as pessoas que buscam tratamentos de forma pontual ou resultados em curto prazo, Paula afirma que não existe milagre. “Estética não é matemática, portanto, para conseguir os melhores resultados, além de ter a orientação de profissionais qualificados, são necessários uma dieta adequada e atividades físicas. No caso do verão, dicas que valem para todas as pessoas são buscar a utilização de um bom sabonete líquido para ajudar na hidratação e um creme de qualidade que proteja a barreira da pele. Essas são apenas algumas das formas de evitar danos causados por sol, mar e areia”, finaliza a professora da Newton Paiva.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 49 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE — Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU — Centro de Exercício Jurídico, NPCont — Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus — primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.