Pular para o conteúdo

Neste fim de ano, confira como ajudar a quem precisa sem sair de casa através do Portal Solidário

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Culturalmente, o Natal desperta o espírito solidário. Por isso, muitas empresas e famílias fazem doações para pessoas em vulnerabilidade. Por conta das influências das culturas e religiões, muitas pessoas se sentem mais felizes nessa época do ano. Assim, o “espírito natalino” desperta sentimentos como a empatia e a solidariedade.

Na empatia, nós nos colocamos no lugar do outro, sem julgamentos ou interesses. Dessa forma, entendemos as dores e as necessidades de alguém. Já a solidariedade é a compaixão e a bondade para ajudar os outros.

Um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que, em 2020, entre 720 milhões e 811 milhões de pessoas no mundo enfrentaram a fome. São 118 milhões de pessoas a mais que em 2010. No Brasil, 23,5% da população sofreram com insegurança alimentar moderada ou grave entre 2018 e 2020. Entre 2014 e 2016, eram 18,3%. O salto foi de 37,5 milhões para 49,6 milhões. Com a pandemia e a situação económica do país, os números podem ser maiores.

Esse cenário intensificou a ação de grupos, entidades e organizações na tarefa de amenizar o sofrimento de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade. E mesmo quem não tem tempo para comprar algum donativo e levar a uma instituição pode ajudar. É só doar através do Portal Solidário (www.portalsolidario.com.br), primeiro marketplace do terceiro setor do Brasil, onde as doações para as entidades são feitas em produtos, em vez de em dinheiro.

Através dele, é possível escolher entre as mais de 160 ONGs pernambucanas cadastradas, como Obra de Maria, Vizinhos Solidários, Anjos da Noite, Abrigo Cristo Redentor e Centro de Educação Comunitária Gabriela Feliz, entre outras, e doar itens como como cestas básicas, máscaras, alimentos, luvas, fraldas e ração para gatos e cachorros com apenas alguns cliques.

“Ele é um marketplace solidário, onde você doa o material que a entidade precisa, e totalmente gratuito para quem recebe a doação. Esse processo gera mais transparência, já que o doador sabe o que doou, quanto custou e que o produto foi entregue para a instituição”, explica Maicon Oliveira, CEO do Portal Solidário e empreendedor há 25 anos.

“Cada ONG tem a sua própria loja dentro do Portal, com os itens dos quais necessita de doações. Os produtos doados possuem preço de mercado, e não é cobrada taxa de entrega”. E, através de e-mail ou WhatsApp, o doador pode acompanhar todo o processo da doação, até a entrega.

Para as organizações que recebem os donativos, uma das grandes vantagens é não precisar pagar nenhum valor ou porcentagem da doação – o que é doado é o que a ONG vai receber. “É fundamental garantir que elas tenham acesso ao maior volume de recursos possível, ainda mais neste momento em que várias entidades estão passando por dificuldades”, pontua Maicon.