Pular para o conteúdo

Prevenção é o principal fator de manutenção da saúde

 

O isolamento social durante pandemia mudou radicalmente a rotina em todos os aspectos. A prática de atividades físicas deu lugar ao sedentarismo prolongado, com consequências negativas para a saúde, como ganho de peso e perda de massa muscular.  No entanto, à medida que a vacinação avança e a quantidade de casos da doença diminui, passamos a sentir mais confiança para retomar hábitos saudáveis.

A retomada das atividades físicas precisa ser feita de forma gradual e respeitando as medidas de biossegurança.

Primeiro passo para voltar a fazer exercícios.

A primeira recomendação é procurar um médico para fazer check-up. Isso vale tanto para quem contraiu a covid-19 como para quem não se infectou, pois quando ficamos muito tempo parados, sem fazer exercícios, perdemos força muscular e até um pouco da capacidade respiratória.

Exercício mais recomendado nessa retomada.

O exercício ideal é aquele que a pessoa gosta de fazer e com o qual se identifica. Pode ser caminhada, academia, corrida, natação, hidroginástica, aulas de dança. São muitas as opções.

Frequência ideal de exercícios.

Recentemente , a Organização Mundial da Saúde divulgou uma cartilha com diretrizes para atividade física e comportamento sedentário. Segundo esse documento, para os adultos é indicado praticar de 30 a 60 minutos de atividade moderada em 5 vezes por semana, ou de 20 a 60 minutos de atividade vigorosa em 3 vezes por semana.  Para compreendermos a diferença, a atividade moderada aumenta a frequência cardíaca e faz respirar mais rápido.

Atividade vigorosa faz respirar ainda mais forte e rápido. Se você quer retomar – ou começar – a prática de exercícios físicos, essa é a hora!

Ricardo Oliveira é sócio fundador da Lion Saúde e especializado em Direito Securitário para planos de saúde.