Pular para o conteúdo

Você conhece os riscos de correr a São Silvestre?

Foto de RUN 4 FFWPU no Pexels

Se você pratica esportes ou frequenta a academia, com certeza já ouviu o termo: overtraining. Agora, se você faz parte daquele grupo que vive em busca de melhorar seus resultados e não deixa de treinar, mesmo quando o corpo demonstra sinais de cansaço, pode ser que você já tenha enfrentado essa síndrome. Raquel Silvério explica que o overtraining acontece quando a pessoa passa dos limites, fazendo mais exercícios do que o seu corpo está preparado para realizar e automaticamente, de se recuperar.

“Na maioria das vezes isso acontece quando o indivíduo tenta melhorar o desempenho nos treinos e provas, mas exagera no volume e na intensidade” – resume.

Ainda segundo Raquel, a síndrome pode gerar problemas no aspecto muscular, imunológico e psicológico.

“Com a proximidade da São Silvestre, por exemplo, muitos corredores optam por intensificar os treinos para conseguir uma melhor colocação ou simplesmente para melhorar os seus resultados e é aí que mora o perigo. Mudar radicalmente o estilo de treino ou não se preparar para esse avanço diário pode gerar um efeito contrário” – pontua.

A fisioterapeuta do Instituto Trata, unidade de Guarulhos alerta para os sinais mais comuns de overtraining e reforça: ao menor sinal de exaustão, preguiça e cansaço procure um especialista.

São alguns dos sinais:
– Perda de condicionamento físico com perda de força e resistência;
– Dor muscular persistente;
– Sensação de fadiga crônica;
– Elevação significativa da frequência cardíaca em repouso (este é um sinal bem típico);
– Mudança de humor com quadro de depressão e irritabilidade;
– Queda da resistência imunológica;
– Perda da qualidade do sono.

“O tratamento ideal para a síndrome é a redução total dos treinos e nos casos mais graves a parada de todas as atividades físicas e das competições. Quando o atleta quer ir em busca de uma qualidade de vida melhor, é preciso ter um grande acompanhamento, médico, fisioterapeuta, nutricionista, dessa forma, é mais fácil evitar problemas como o overtraining e evoluir positivamente no esporte”, conclui a fisioterapeuta.

Para saber mais sobre dores, dicas e tratamentos, acesse: www.institutotrata.com.br

Raquel Silvério é fisioterapeuta (Crefito: 116746-F) e Diretora Clínica do Instituto Trata, Unidade de Guarulhos, a profissional possui especialização em fisioterapia músculo esquelética pela Santa Casa de São Paulo, além de formação em terapia manual ortopédica nos conceitos Maitland, Mulligan e Mckenzie e forte experiência em tratamentos da coluna vertebral. Acesse: www.institutotrata.com.br