Início » 6 tecnologias que melhoram o dia a dia de uma empresa

6 tecnologias que melhoram o dia a dia de uma empresa

Com a rapidez e o desenvolvimento do mercado e das empresas, a transformação digital vem sendo cada vez mais presente dentro das companhias. As marcas passaram a inovar seus modelos de negócio para atender às demandas, manter a competitividade e se adequar aos novos cenários.

Segundo a Forbes, 70% das organizações têm uma estratégia de transformação digital ou estão trabalhando para isso. Entretanto, se você é um empreendedor que já está fazendo isso e busca, cada vez mais, aperfeiçoar os processos, veja abaixo a lista de seis soluções para melhorar o dia a dia da companhia:

Automatização e centralização de processos do RH

A Factorial, solução que ajuda as empresas a automatizar e centralizar os processos do RH em uma única plataforma. O sistema possui ferramentas simples de gestão de talentos personalizada, como por exemplo para recrutamento e seleção, onboarding, treinamento, gestão de ausências, férias e folgas, gestão de horas, folha de pagamento, relatórios personalizados, avaliação e feedback de desempenho e cultura da empresa. Além disso, também conta com apoio jurídico com resumo de folhas de pagamento, despesas e assinatura digital, e oferece materiais educativos como masterclasses, ebooks e workshops.

Mobilidade corporativa

Pensando em tecnologia, sustentabilidade do planeta a longo prazo e no bem dos colaboradores, a BusUp chegou no mercado brasileiro com o objetivo de melhorar a mobilidade dessas pessoas, gerando também engajamento, satisfação e segurança dos colaboradores. Para isso, a tecnologia. No País, a marca atua em locais como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba e o Grupo já atendeu mais de 150 operadoras de transporte e ultrapassou 500 mil passageiros em todo o mundo.

Gestão de contratos e pagamentos internacionais

A Deel é líder global em gestão de pagamentos e contratos para times internacionais e permite que empresas contratem colaboradores de qualquer lugar do mundo, sem nenhum tipo de complicação fiscal ou trabalhista. Em apenas alguns cliques, qualquer companhia pode acessar os serviços oferecidos pela startup. Atualmente, o time conta com mais de 200 advogados espalhados pelo mundo. Com valuation de 5,5 bilhões de dólares, a plataforma reúne quatro formatos diferentes de contratação, nos quais atendem as mais diversas necessidades, possibilitando contratações por tempo integral ou meio período, por projeto ou por horas trabalhadas/serviço prestado. Presente em mais de 150 países e fundada por Alex Bouaziz (CEO) e Shuo Wang (CRO), em 2018, a empresa tem uma equipe remota de mais de 400 pessoas, em todos os fusos-horários. Nos últimos meses, a Deel levantou um total de 630 milhões de dólares em aportes. Por isso, agora a startup planeja dar continuidade à expansão internacional, investir no lançamento de novos produtos e canalizar recursos para fusões e aquisições, fortalecendo o mercado em que já está inserida e explorando outros já existentes. No Brasil, a companhia está presente desde 2021.

Identificação de pessoas

A UNIKE Technologies, primeira FricTech do mundo e que utiliza tecnologias como inteligência artificial, visão computacional, autenticação através de biometrias para melhorar a experiência das pessoas em suas diversas jornadas do dia a dia, atua no mercado de trabalho com soluções para melhorar a rotina de colaboradores em diversas situações. Uma delas é o processo de identificação que pode ser implementado na entrada de uma empresa fazendo com que os funcionários sejam identificados de forma rápida e segura apenas por um dispositivo que capta os pontos faciais. Outra opção é o uso de inteligência artificial e visão computacional para aprendizado da máquina que podem monitorar os batimentos cardíacos, respiração, estresse e saturação de oxigênio pela câmera do computador do próprio colaborador, com o intuito de prevenir casos de burnout, estresse, síndrome do pânico, entre outras doenças ligadas a saúde mental.

Squads as a Service de tecnologia

Mas para viabilizar todas essas soluções tecnológicas, e promover de fato uma transformação digital – que acompanhe a evolução acelerada e em tempo real do mercado -, as empresas têm uma necessidade básica, que é poder contar com profissionais da área de TI. No entanto, conforme revelou levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até 2024 serão abertos 421 mil novos postos de trabalho no setor, mas no país não se formam nem 50 mil profissionais de TI por ano. Pensando em suprir essa demanda, capacitando e disponibilizando especialistas já preparados, a Pixter, empresa de transformação digital focada em desenvolver soluções inovadoras com a mais alta tecnologia do Vale do Silício – e que tem como clientes grandes empresas como a Amazon, Porto Seguro e Editora Abril -, oferece Squads as a Service. Eles se unem a times internos do cliente, com experiência no core do negócio, traçam estratégias e dão início à produção de soluções, que vão desde processos, tecnologia, cloud computing, UX design, à cultura e o que mais for necessário para que o produto seja lançado e, de forma rápida, escala em vendas.

Recrutamento, seleção, contratação e treinamento de equipe

Uma das principais transformações digitais percebidas no mercado de trabalho é a do RH. Com isso, a Gupy atua hoje no recrutamento, seleção e admissão. Por meio da Inteligência Artificial a startup consegue buscar os melhores perfis para cada tipo de vaga, levando em consideração o objetivo de cada companhia inscrita na plataforma, inclusive, observando índices que favorecem a diversidade e inclusão. Além disso, após a aquisição da Niduu, realizada em outubro deste ano, também estou para o mercado de treinamento e desenvolvimento de pessoas, com foco em educação corporativa.