Pular para o conteúdo

Parceria entre Ecossistema Ânima e Gerando Falcões vai implementar projetos de extensão em 4 favelas brasileiras

Foto de Tim Samuel no Pexels

Uma parceria entre o Ecossistema Ânima e a ONG Gerando Falcões promete melhorar a qualidade de vida e impactar na geração de renda de comunidades da periferia de São Paulo. A ação, que vai integrar o programa “Favela 3D”, da ONG, foi anunciada na última quarta-feira (22/12) pelo fundador da Ânima, Daniel Castanho, que firmou o acordo com o presidente da ONG, o empreendedor social Edu Lyra.

A iniciativa prevê seis projetos de extensão do Ecossistema Ânima às comunidades onde a Gerando Falcões já atua com o “Favela 3D” em formato piloto: a favela Marte, em São José do Rio Preto (interior de SP); a favela do Vergel, em Maceió; o Morro da Providência, no Rio; e a favela Boca do Sapo, em Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo).

Um dos projetos é o Arquitetura e urbanismo ecológico, focado em encontrar formas inovadoras para soluções de direito à moradia digna. Outro envolve o Ecossistema de Empreendedores com o Anima Lab, Anima Nest, Anima Nest e Anima Hub, voltado à melhoria ou potencialização de negócios locais, além da Cidadania Digital, por meio da digitalização da favela.

O terceiro projeto é o Trabalhando o Idoso, em parceria com o Instituto Ânima, que vai agregar competências tecnológicas necessárias para os dias de hoje ao público de 60 anos ou mais. O quarto projeto que será levado às comunidades é o Cultura da Paz, com cursos de negociação e mediação de conflitos. Entre as iniciativas também estão o projeto Primeira Infância, focado no desenvolvimento da primeira infância das crianças dessas comunidades.

De acordo com Daniel Castanho, na parceria, a Ânima vai envolver alunos de mestrado e de graduação que, orientados por professores das instituições de ensino superior do ecossistema, se valerão de pesquisa aplicada para buscar soluções aos problemas das favelas. Atualmente, o Ecossistema Ânima tem 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil.

“Colocar a inteligência máxima da universidade na busca de soluções às questões das favelas brasileiras é também trabalhar a responsabilidade social maior de uma instituição de ensino, que é desenvolver essa responsabilidade nos alunos, formando uma consciência social muito forte”, define Castanho.

Nesse sentido, de acordo com Castanho, a união de forças com a Gerando Falcões vai possibilitar que esses projetos de extensão sejam implementados de forma mais efetiva, uma vez que a ONG, ao conhecer as realidades locais, pode trazer desafios e contribuições mais reais para o trabalho em conjunto.

“Essa é uma parceria que tem tudo para trazer grandes resultados e ser exemplo no país: envolve uma sinergia muito grande entre acadêmicos (profissionais e alunos) com excelência em pesquisa e uma ONG que é exímia conhecedora da realidade que essas populações enfrentam e que está disposta, juntamente com a Ânima, a somar para potencializar essa transformação”, resume Castanho.

Para a diretora de tecnologias sociais da Gerando Falcões, Nina Rentel, a parceria com a Ânima vai potencializar as ações já desenvolvidas pela ONG nas quatro comunidades atendidas.

“A Ânima vai agregar um mar infinito de conhecimento, em diversas frentes, envolvendo alunos, professores e técnicos e também uma série de possibilidades de extensão que poderão ser construídas em conjunto com a comunidade, implantando, na prática, direto na favela”, avalia Nina.

A estimativa da ONG é que os projetos comecem nas quatro comunidades ainda no primeiro trimestre de 2022.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D.