Pular para o conteúdo

Descubra quais alimentos podem intoxicar o seu organismo nas festas de final de ano

Foto de Aleksandar Ljubicic no Pexels

Marisa Lima, especialista em saúde, explica que o consumo desenfreado de doces, gorduras e álcool podem causar danos à saúde, por produzirem toxinas que deixam o corpo mais ácido e pesado.

‘’O consumo exacerbado pode ser prejudicial à saúde. Quando consumimos alimentos que não fazem parte da nossa dieta diária em quantidades acima do normal o resultado pode ser uma digestão mais complicada, com sinais de intoxicação alimentar. Por exemplo, se ingerimos muita gordura trans – de carnes – ou alimentos com alto teor tóxico, como o das bebidas alcoólicas, podemos fazer um acúmulo, sobrecarregando especialmente o fígado… o que pode gerar toxicidade para todo o organismo’’, pontua.

O mês de dezembro é marcado por preparações para as festividades de fim de ano, que reúnem alimentos típicos que podem ou não fazer bem para o organismo. Marisa comenta que especialmente nesse ano muitas famílias tendem a se reunir para festejar sem moderação – por conta do longo período de reclusão imposto pela pandemia –, podendo, assim, ter problemas.

‘’Justamente nesse fim de ano as pessoas voltarão a ficar felizes e vão comemorar muito por causa da realidade que todos enfrentaram recentemente. Agora as pessoas vão aproveitar. Portanto, é previsível que exageros alimentares ocorram durante as ceias de Natal e Ano Novo’’, explica.

Maria Lima também explica que sintomas como desconforto abdominal, dores de cabeça e até indisposição acometem quem extrapolou. ‘’O problema maior não é o ganho de peso, mas sim um organismo (ou terreno biológico) totalmente inflamado. Ele não vai simplesmente desinflamar com um suco detox ou atividades físicas. Porque existe um tempo para que isso ocorra’’, explica.

Para quem não quer se indispor nesse final de ano, a especialista deixa algumas dicas valiosas para evitar sofrimento num momento de festa e alegria.

‘’Controle-se: não exagere nas quantidades. Evite comer mais do que o necessário. Se o seu prato costuma pesar cerca de 500 gramas, comer o dobro certamente trará complicações para a sua digestão e você se sentirá mal. Outro ponto: é importante cuidar da saúde antes e depois das refeições, porque ainda que você coma um pouco mais ou beba além da conta durante a ceia, a preparação do corpo para essa ocasião é igualmente importante. Então, se você quer comer bastante, aumente a ingestão de água antes e depois da ceia. E nas demais refeições, dê preferência a alimentos menos gordurosos e mais saudáveis, como saladas, legumes e frutas. Essas escolhas ajudam a eliminar toxinas para reestabelecer o organismo com maior rapidez’’, explica.

A especialista conta que uma regra similar se aplica às bebidas, afinal a tolerância ao álcool varia de pessoa para pessoa: enquanto alguns conseguem ingerir maiores quantidades, outros já se dão por satisfeitos com um ou dois copos.

‘’É importante que você conheça os seus limites e não tente superá-los. E é importante beber muita água e outros líquidos como sucos naturais’’.

Os problemas relacionados à intoxicação alimentar também são comuns nesta época do ano. Marisa deixa um alerta.

‘’Em caso de Intoxicação alimentar, você deve procurar um médico imediatamente. Pratos que ficam expostos ao ar livre por muito tempo ou que não tenham sido preparados com a higiene adequada podem conter parasitas ou bactérias. Logo, entre os múltiplos sintomas que eles podem causar estão língua seca, fraqueza, sensação de desmaio, ausência de urina, vômitos e diarreias. A perda de líquido causada pela infecção é extremamente prejudicial para a saúde. Se apresentar qualquer um desses sintomas, você deve buscar ajuda’’.

‘’Podemos nos alimentar com alguns exageros sim, incluindo algumas bebidinhas, mas tudo deve ser escolhido muito bem para que a gente possa sofrer menos’’, orienta, para que todos possam aproveitar a ceia, curtir com a família sem culpa e ainda continuar a sua rotina normalmente no dia seguinte.