Pular para o conteúdo

Guaíra: Quem não tomou as 2ª e 3ª doses da vacina da Covid-19 tem que tomar o mais rápido possível

 

Com a disseminação da variante Ômicron, da Covid-19, que fez explodir o número de casos em todo o mundo, as vacinas se firmaram como a melhor forma de proteção individual e coletiva contra o doença causada pelo Corona Vírus e suas variantes. Estudos recentes da Fiocruz e Butantan apontam que aproximadamente 90% dos casos graves de Covid estão acometendo pessoas não vacinadas.

No município, na semana passada foram 76 pessoas que testaram positivo pra Covid-19. Na sexta-feira, dia 7, o Gripário do SUS foi reativado e, hoje, segunda-feia, dia10, tem 6 pacientes internados, aguardando resultado de exame.

Nesse sentido a Secretaria Municipal de Saúde está conclamando os 7.417 faltosos, que não tomaram 2ª e 3ª dose contra Covid-19, para comparecer o mais rápido possível na USF mais próxima de sua residência para a atualização do esquema vacinal.

Enfatizando a importância da imunização um levantamento feito por meio da plataforma de monitoramento Info Tracker, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mostrou que, já no mês de agosto de 2021, as mortes por Covid-19 no Brasil envolvem majoritariamente pessoas não vacinadas. Naquela época apenas 3% das mortes eram de pacientes vacinados com a 1ª e 2ª doses.

Em Guaíra são 1.192 faltosos de 2ª dose e 6.225 faltosos de 3ª dose e Setor de Vigilância Epidemiológica informou que tem as vacinas disponíveis para este público, então todos estes devem procurar o posto de saúde e tomar a dose que pode garantir proteção contra morte, ou um caso grave da doença.