Pular para o conteúdo

A onda do Beach Tennis: atividade ganhou força na pandemia e promete ser o esporte do verão

Muitos são os esportes coletivos que o brasileiro gosta de praticar. Desde a infância, o futebol, o vôlei, a queimada, entre outros, estão presentes no dia a dia de grande parte da população, sendo inclusive uma alternativa de exercício físico para manter a saúde em dia de forma mais descontraída. Mas nos últimos meses uma modalidade em especial tem conquistado muitos adeptos por todo o país: o beach tennis.

Se o nome remete a uma prática realizada na areia em frente ao mar, a recente popularidade do esporte vem justamente de cidades que não tem praia. Impulsionado pela necessidade de distanciamento provocada pela pandemia, o beach tennis ganhou espaço por ser uma atividade praticada sem contato físico direto entre os jogadores. Logo a demanda foi percebida por empreendedores de cidades longe do litoral e grandes capitais passaram a ter espaços pensados especialmente para o beach tennis.

“Nos últimos anos, a cidade de Curitiba viu uma grande crescente no número de pessoas praticando esportes de areia, entre eles futevôlei, vôlei de praia e, mais recentemente, beach tennis. A Pontuou surgiu para atender uma demanda reprimida por espaços que oferecem uma infraestrutura completa para a prática dessas atividades. Planejamos as nossas quadras para serem o espaço ideal que o público busca para a prática deste esporte”, explica Caique Muller, sócio proprietário da Pontuou, espaço que oferece quadras de areia totalmente cobertas, planejadas para sediar jogos de futevôlei, vôlei de praia e beach tennis na cidade de Curitiba (PR).

Segundo o empresário, a tendência é que o esporte ganhe ainda mais adeptos durante o Verão 2022. “ Embora seja uma modalidade que pode ser praticada durante todo o ano, o beach tennis remete muito ao verão, e é quando geralmente as pessoas têm o primeiro contato com o esporte. Mas a prática não precisa ser limitada somente ao verão ou ao litoral, por isso criamos um espaço que reproduz a atmosfera praiana, que faz parte das características do esporte”, pontua Caique Muller.

Além de descontraída e divertida, o beach tennis é uma atividade física bastante intensa. “O fato de ser praticado na areia potencializa o gasto calórico e colabora com o fortalecimento dos músculos das pernas, além de ativar o corpo todo, aumentando a resistência física e trazendo benefícios para o sistema cardiovascular e respiratório e também para a coordenação motora. Além disso, a areia absorve impacto sendo muito mais difícil causar uma lesão”. explica o profissional. “Os atrativos da prática do beach tennis são muitas. É um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade, e agora é democrático também na localização, podendo ser praticado nas mesmas condições também em qualquer cidade, perto da praia ou não”, completa.