Pular para o conteúdo

Saiba as vantagens dos flashcards no Ensino a Distância (EAD)

Durante a jornada do aprendizado é necessário driblar o esquecimento de algum conteúdo e as distrações. De acordo com a Training Industry, fonte de informações sobre aprendizagem, após 1 hora de estudo não lembramos mais de 42% do que vimos. Focado em otimizar este processo, o CEO da ProUser Apps, Rodrigo Murta, criou o Reforça App com objetivo de ajudar estudantes dos Ensinos Fundamental 2, Médio e que irão prestar a prova do Enem ou vestibulares a completar a estratégia dos estudos com a metodologia de flashcards que prioriza a memorização.

O CEO conta que a técnica é excelente para trabalhar mais a cognição e ativar o conteúdo na memória, reduzindo a curva de esquecimento do que foi estudado. Os cartões, que são virtuais, contém um resumo estratégico do conteúdo que foi passado e podem ser acessados a qualquer momento para revisão. Prática comum nos países norte-americanos, o sistema de flashcards agora ganha força no Brasil com o Reforça App como protagonista.

“Nosso objetivo é ser um complemento dos estudos formais da educação básica, um aliado, o melhor amigo do estudante. E os flashcards otimizam o aprendizado combinando ilustrações, textos e áudios explicativos”, menciona Rodrigo Murta.

O CEO elenca quatro vantagens deste sistema:

1-Acesso fácil: podem ser consultados a qualquer momento

2-Linguagem resumida e acessível: focam apenas na essência do conteúdo

3-Exercício do poder de síntese: suas informações priorizam apenas o essencial, portanto, auxiliam o aluno a desenvolver o senso de prioridade

4-Dinamismo: misturando linguagens em texto, imagens e áudio, torna o aprendizado mais dinâmico e divertido

Ao final de cada capítulo, há um quiz para revisar o material abordado. “Todo o conteúdo, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é adaptado e inserido nos cards (animados e coloridos) para deixar o estudo mais leve, divertido e fluido dentro do aplicativo”, menciona Rodrigo. São 13 matérias, entre português, inglês, matemática, física e ciências, com conteúdos preparados por docentes licenciados, bacharéis, mestres e doutores em suas respectivas áreas de conhecimento.

Lançado em outubro de 2021, o app já conta com quase 30 mil usuários ativos e conta com um parceria de peso: a operadora TIM, Reforça App está disponível para downloads em smartphones (sistemas Android e IOS), e oferece aos usuários professores de plantão para ajudar em um exercício, em um dever de casa ou um trabalho escolar, através de um canal que funcionará, inicialmente, de 8h às 20h nos dias de semana e de 8h às 14h aos sábados.

Sobre o Reforça App:

O Reforça App tem como objetivo ser um apoio e suporte a mais na jornada de estudos e aprendizados para estudantes dos Ensinos Fundamental 2, Médio e também focados no Enem. Por meio da metodologia de flashcards, que são cartões com ilustrações, textos e áudios explicativos, o aplicativo é um aliado aos estudos com o atendimento online de professores para tira-dúvidas. Para mais informações, clique aqui.