Pular para o conteúdo

GUAÍRA: Começa a funcionar um Centro de Assistência Emergencial para COVID e Sintomas Gripais

Iniciado nesta terça-feira, 18, o atendimento em um centro de assistência médica de emergência instalado em tendas ao lado da Santa Casa de Guaíra. No local, equipe de médicos e enfermeiros atende exclusivamente os casos de síndromes gripais e suspeitas de covid.

Os pacientes que procuram o Pronto Socorro com esses sintomas são encaminhados para atendimento no centro de emergência. Dois médicos têm o apoio de equipes de enfermagem e de triagem dando toda assistência. Medicamentos da lista de padronização também estão à disposição no centro de assistência, dependendo da prescrição médica, assim, o paciente não precisará dirigir-se à farmácia municipal. Receberá os medicamentos no mesmo local.

Quando o paciente chega ao centro de assistência médica, pode passar pela testagem e receber o resultado imediatamente, conforme o caso. A assessora de planejamento da Secretaria da Saúde faz um apelo aos guairenses para que só procurem o sistema de atendimento em caso de suspeita de contaminação.

“Apenas em caso de sintomas as pessoas devem procurar o serviço; pedimos a colaboração de todos”, diz a secretária justificando que o número de materiais para testes ainda é limitado. Ela se preocupa diante da possibilidade de procura muito grande ao mesmo tempo. E explica: “Estamos providenciando a aquisição de material para testes. O problema é que os laboratórios enfrentam dificuldade em atender a demanda em todo o país. Esse é o motivo da recomendação”.

A partir desta quarta-feira, 19, todas as Unidades de Saúde da Família – PSF – estarão encaminhando para as tendas os pacientes sintomáticos que comparecerem em busca de atendimento. Quem sentir que está em risco de contaminação pelo virus pode ir diretamente a esse local com entrada pela Avenida 27, orienta a assessora.